Google Maps agora tem recurso de realidade aumentada na navegação

O aplicativo já está disponível em sua versão beta para celulares Androids e iPhones.

No início do ano, o Google Maps, aplicativo de GPS do Googlehavia informado que lançaria, neste ano, um novo recurso: realidade aumentada

google maps
Foto: (reprodução/internet)

Esse recurso acaba de chegar e se chama Live View. Ele fornece orientações de navegação para trajetos feito a pé. 

Por meio da câmera do celular, o aplicativo projeta setas coloridas que vão orientando o usuário sobre quais curvas devem ser feitas durante o trajeto. 

As curvas aparecem na câmera, tal como acontece no aplicativo de jogo PokemonGo

ANÚNCIO

Os primeiros testes começaram em 2018

Esse novo recurso já estava no imaginário da empresa há alguns anos e testes vinham sendo feitos desde de 2018. Um ano depois,  o recurso foi concluído com sucesso e já está disponível para ser baixado no Brasil

O serviço é compatível com as versões atualizadas do  Android e para celulares com iOS. Vale ressaltar, porém, que está disponível apenas a função beta do aplicativo.

O recurso ajuda bastante nas ocasiões em que o usuário está perdido ou com dúvidas de quais  cruzamentos devem ser feitos para chegar na direção certa.  

Além de servir como um ótimo guia para viajantes independentes, que não querem ficar a todo momento pedindo informações aos moradores da cidade.

Como funciona?

O Google Maps  encontra o usuário por meio da localização do GPS do smartphone e pelos dados fornecidos pelo Street View, que busca em seu banco de dados imagens conhecidas e analisa aspectos e monumentos  marcantes, como cor, tipo e tamanho dos prédios, por exemplo. 

Em seguida, o sistema confronta o que localizou no banco de imagens com o que o usuário está captando pela câmera de seu celular.

Além disso, o software usa ainda recursos de inteligência artificial capaz de distinguir aspectos que aparecem na câmera, mas não fazem parte efetivamente da localização, como pessoas passando, luzes artificiais e chuva. 

Esse recurso diminui as chances de que o aplicativo forneça informações equivocadas.  

Google Maps e Unificação com o Google Trips

 Mas não foi apenas esse recurso que foi adicionado ao aplicativo com a nova  atualização do Google Maps. Outras funcionalidades também foram incluídas, como  um tipo de agenda em que o usuário pode reunir suas reservas de hotel e passagens de avião em um mesmo lugar. 

Basta acessar as funcionalidades do menu lateral e clicar na opção “Reservas”. Para essa função, não é necessário estar conectado à internet. Esse  novo recurso foi uma unificação do aplicativo Google Maps com o Google Trips, que recentemente encerrou suas atividades. 

É sempre fundamental ressaltar que o usuário deve caminhar em alerta, prestando sempre atenção na rua, evitar expor demais o celular e não fixar o olhar  apenas na tela do celular. O aplicativo também consome grande parte da bateria do celular.

Para utilizar a nova aplicação, o smartphone, independente do SO, precisa ter suporte de realidade aumentada. Atualmente, quase todos têm.

Esse novo recurso só funciona nos  locais em que está disponível o Street View.

ANÚNCIO