O Google facilita o uso dos recursos de voz para pessoas com deficiência

ANÚNCIO

Google faz parceria com Tobii Dynavox para integrar o Assistente em seus produtos de sintetização de fala.

O Google facilita o uso dos recursos de voz para pessoas com deficiência
Foto: (reprodução/internet)

O Google fez uma parceria com a empresa líder em acessibilidade Tobii Dynavox, mais conhecida por criar dispositivos de síntese de fala e rastreamento ocular, para integrar o Google Assistant na primeira linha Snap Core da empresa de tablets e aplicativos móveis acessíveis.

ANÚNCIO

Dessa forma, as pessoas com dificuldade para falar podem agora usar o Assistente para controlar aparelhos domésticos e outros produtos domésticos inteligentes.

A Tobii é talvez mais amplamente conhecida na indústria de tecnologia por seu software de rastreamento ocular para dispositivos eletrônicos de consumo como laptops e fones de ouvido VR através de uma empresa parceira conhecida como Tobii Tech. 

Entretanto, muitas dessas mesmas inovações potencializam a linha Tobii Dynavox de síntese de fala e seu conjunto de software, ambos amplamente utilizados nos espaços de acessibilidade e tecnologia de assistência.

ANÚNCIO

Esses dispositivos touchscreen permitem que os proprietários personalizem uma tela de ícones que pode produzir palavras e trechos vocais, permitindo que pessoas com deficiências de desenvolvimento ou deficiências de função motora se comuniquem através do toque nos ícones ou usando apenas seus olhos.

A nova integração do assistente de voz

Como o Google Assistant exige que você use sua voz para acessar muitas das características da plataforma, ela não é facilmente acessível a pessoas que não podem emitir comandos vocais da forma como o software foi projetado para recebê-los. 

A nova integração Tobii, entretanto, facilitará o controle dos dispositivos Google usando uma das máquinas de síntese de voz Tobii, com opções de botões personalizados para, por exemplo, controlar a reprodução de música em um alto-falante assistente. 

Os dispositivos de síntese de voz emitirão os comandos diretamente para o dispositivo Google, garantindo que o alto-falante ou o monitor inteligente possa executar o pedido de ligar as luzes em uma sala, ou tocar uma playlist no Spotify.

“Nossa missão é capacitar as pessoas com deficiências a fazer o que uma vez fizeram ou nunca pensaram ser possível”.

Isso inclui a possibilidade de se comunicar, controlar seu ambiente ao redor e receber o mesmo acesso à educação e à informação que qualquer outra pessoa”, disse Tobii Dynavox CEO Fredrik Ruben em uma declaração. 

“Portanto, estamos extremamente satisfeitos em entrar nesta parceria com o Google e desenvolver conjuntamente tecnologias que sejam mais acessíveis a todos”.

Outros updates

O Google também está integrando a biblioteca da Tobii Dynavox de dezenas de milhares de pictogramas – os símbolos visuais que se traduzem em uma palavra, frase ou ação desejada que pode ser programada na linha de tablets da Tobii – em sua plataforma de blocos de ação existente.

Leia também: Apple, Google e Amazon estão trabalhando em um projeto em conjunto

 Apresentados pela primeira vez no ano passado, os Blocos de Ação permitem reduzir uma série complexa de ações em um telefone ou tablet Android, como abrir o aplicativo telefônico e discar um contato em sua lista de favoritos, em um grande botão que pode sentar-se na tela inicial, onde é mais facilmente acessível.

“Ao incluir símbolos PCS para os botões personalizáveis, a interface se tornará mais familiar para os milhões de estudantes e adultos que usam os símbolos PCS de Tobii Dynavox para se comunicarem”, disse Tobii Dynavox em uma declaração.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge

ANÚNCIO