Google alerta: Contas inativas ou com armazenamento cheio podem ser excluídas

Esta semana o Google enviou notificações aos usuários sobre mudanças de políticas que entrariam em vigor no ano de 2021. Estas mudanças afetam os usuários de todos os serviços do Google, incluindo Gmail, Google Drive, Google Photos, e o resto.

Google alerta: Contas inativas ou com armazenamento cheio podem ser excluídas
Foto: (reprodução/internet)

Se o usuário é o tipo de pessoa que trabalha com uma assinatura do Google One, tem pouco ou nada com que se preocupar. Se o usuário está usando os serviços do Google há muito tempo e nunca pensou em excluir um e-mail antigo, vai precisar prestar atenção.

Armazenamento cheio, conta excluída

As últimas mudanças visam liberar o armazenamento para o Google que está atualmente ocupado por dados que ficaram sem uso por um longo período de tempo.

Com o Gerenciador de contas inativas do Google, os usuários poderão dar uma olhada no que o Google considera inativo.

Leia também: Google Fotos agora permite sincronizar imagens a Apple Fotos no iOS

Esta ferramenta também permite ao usuário decidir quando o Google deve considerar sua conta como inativa, e o que fará com os dados uma vez que uma conta tenha se tornado inativa.

Os parâmetros do Google

As configurações padrão dos serviços do Google sugerem que se o usuário estiver inativo por 24 meses (2 anos) no Gmail, Google Fotos ou em qualquer um dos vários aplicativos ou serviços conectados do Google Drive, seu conteúdo poderá ser excluído.

Leia mais: Google corrige problemas do Microsoft Office e aumenta restrições da Web

Se o usuário for um membro do Google One e estiver dentro das quotas de armazenamento e “em boas condições” de acordo com as políticas do Google, você não será impactado pela nova política de conta inativa.

Talvez a parte mais importante de todo este processo de mudança seja a seguinte regra: “Se você exceder seu limite de armazenamento por 2 anos, poderemos excluir seu conteúdo através do Gmail, Drive e Fotos”.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Slash Gear, Google