O RG, Registro Geral, é o documento de identificação civil do cidadão brasileiro, considerado o mais importante. Ele pode ser emitido em qualquer idade e sua primeira via é gratuita.
Ele possui foto, digital as informações básicas de cada pessoa e é emitido pelas secretarias de Segurança Pública de cada região. Servindo até como passaporte nos países do Mercosul, sempre se faz necessário estar com ela.
Já para emitir a segunda via da carteira de identidade, é cobrado uma taxa. Em Julho de 2016, as solicitações começaram a ser online em algumas regiões para melhor atender a população, já que havia grande procura pela emissão da segunda via.
Quer saber mais sobre os novos procedimentos para emitir a segunda via do RG? Continue lendo este artigo.
Novo RG
Em março de 2020, todos os estados brasileiros começaram a emitir a nova versão da carteira de identidade, isso ocorreu para facilitar a vida dos brasileiros em relação a quantidade de documentos que carregam consigo.
No novo RG, é possível que a pessoa acrescente novas informações, como o tipo sanguíneo e se é portador de necessidades especiais. Além da numeração de um série de documentos, como:
- Titulo de eleitor;
- Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado militar;
- CNH;
- Carteira Nacional de saúde;
- NIS/PIS/Pasep;
- Documento de identidade profissional.
É possível também que seja adicionado o nome social sem a necessidade de trocar no Registro Civil. Para uma maior eficácia contra a falsificação, o documentário conta com o QR Code e o número de série do documento.
Documentação necessária
Certas cidade somente é necessário realizar o pedido, se não for ocorrer nenhuma alteração. Já em outras, ao fazer o agendamento eles pedem alguns documentos necessários para levar no dia e emitir a segunda via, como:
- Certidão de nascimento, cópia e original;
- Certidão de casamento, cópia e original;
- CPF original, para o pagamento da taxa.
Além destes, pode-se levar também os documentos que deseja adicionar no novo RG. Vale dizer, que a nova foto oficial do documento será tirado no local, sem necessidade de estar levando uma.
Como emitir a segunda via
Uma das razões para solicitar a segunda via do RG, é por roubo ou perda, e vencimento. A validade do RG é de 10 anos, caso já tenha passado esse tempo é possível que ocorra complicações ao tentar fazer um concurso ou emitir outros documentos.
Para a realização desse serviço é cobrado uma taxa que custa em torno de R$40, mas pode variar de região para região. No entanto, em caso de roubo, basta levar o boletim de ocorrência para ficar isento.
Cada região, que possui o serviço online, dispõe de um endereço eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Para realizar o processo é preciso fazer o pedido no site, e ir ao posto somente para retirada. Em outros casos se faz por agendamento, escolhendo o dia e hora e o local.
No DF por exemplo, o agendamento é feito pelo site do PCDF e depois é preciso comparecer no dia marcado com os documentos necessários disponíveis no site. Por fim, deve-se pagar a taxa no valor de R$42 em qualquer agência ou loja conveniada do BRB.
Cidades em que o agendamento eletrônico está disponível
- Distrito Federal – Na hora;
- São Paulos – Poupa tempo;
- Rio de Janeiro – DETRAN;
- Minas Gerais – UAI;
- Espirito Santo – Faça fácil;
- Goiás – VaptVupt;
- Rio Grande do Sul – Tudo fácil.
Para saber se a opção via online está disponível na sua região busque por informações nos postos de atendimento do governo ou vá até a polícia civil do seu estado.