Emitir segunda via RG online – Aprenda como

O RG, Registro Geral, é o documento de identificação civil do cidadão brasileiro, considerado o mais importante. Ele pode ser emitido em qualquer idade e sua primeira via é gratuita.

Ele possui foto, digital as informações básicas de cada pessoa e é emitido pelas secretarias de Segurança Pública de cada região. Servindo até como passaporte nos países do Mercosul, sempre se faz necessário estar com ela.

Já para emitir a segunda via da carteira de identidade, é cobrado uma taxa. Em Julho de 2016, as solicitações começaram a ser online em algumas regiões para melhor atender a população, já que havia grande procura pela emissão da segunda via.

Emitir segunda via RG online - Aprenda como
Fonte: (Reprodução/internet)

Quer saber mais sobre os novos procedimentos para emitir a segunda via do RG? Continue lendo este artigo.

Novo RG

Em março de 2020, todos os estados brasileiros começaram a emitir a nova versão da carteira de identidade, isso ocorreu para facilitar a vida dos brasileiros em relação a quantidade de documentos que carregam consigo.

No novo RG, é possível que a pessoa acrescente novas informações, como o tipo sanguíneo e se é portador de necessidades especiais. Além da numeração de um série de documentos, como:  

  • Titulo de eleitor;
  • Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • CNH;
  • Carteira Nacional de saúde;
  • NIS/PIS/Pasep;
  • Documento de identidade profissional.

É possível também que seja adicionado o nome social sem a necessidade de trocar no Registro Civil. Para uma maior eficácia contra a falsificação, o documentário conta com o QR Code e o número de série do documento.

Documentação necessária

Certas cidade somente é necessário realizar o pedido, se não for ocorrer nenhuma alteração. Já em outras, ao fazer o agendamento eles pedem alguns documentos necessários para levar no dia e emitir a segunda via, como:

  • Certidão de nascimento, cópia e original;
  • Certidão de casamento, cópia e original;
  • CPF original, para o pagamento da taxa.

Além destes, pode-se levar também os documentos que deseja adicionar no novo RG. Vale dizer, que a nova foto oficial do documento será tirado no local, sem necessidade de estar levando uma.

Como emitir a segunda via

Uma das razões para solicitar a segunda via do RG, é por roubo ou perda, e vencimento. A  validade do RG é de 10 anos, caso já tenha passado esse tempo é possível que ocorra complicações ao tentar fazer um concurso ou emitir outros documentos. 

Para a realização desse serviço é cobrado uma taxa que custa em torno de R$40, mas pode variar de região para região. No entanto, em caso de roubo, basta levar o boletim de ocorrência para ficar isento. 

Cada região, que possui o serviço online, dispõe de um endereço eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Para realizar o processo é preciso fazer o pedido no site, e ir ao posto somente para retirada. Em outros casos se faz por agendamento, escolhendo o dia e hora e o local.

No DF por exemplo, o agendamento é feito pelo site do PCDF e depois é preciso comparecer no dia marcado com os documentos necessários disponíveis no site. Por fim, deve-se pagar a taxa no valor de R$42 em qualquer agência ou loja conveniada do BRB. 

Cidades em que o agendamento eletrônico está disponível

  • Distrito Federal – Na hora;
  • São Paulos – Poupa tempo;
  • Rio de Janeiro – DETRAN;
  • Minas Gerais – UAI;
  • Espirito Santo – Faça fácil;
  • Goiás – VaptVupt;
  • Rio Grande do Sul – Tudo fácil.

Para saber se a opção via online está disponível na sua região busque por informações nos postos de atendimento do governo ou vá até a polícia civil do seu estado.