CNH digital – DETRAN libera novo aplicativo

A novidade da CNH digital chega ao Brasil em 2019. Ela pode ser emitida pelo celular e você não precisa comparecer a um posto do DETRAN para fazer o pedido. A solicitação não é obrigatória, levando em consideração que o documento impresso continua valendo.

O aplicativo poderá ser utilizado, caso o usuário possua a CNH com QR Code no verso. Esse modelo de carteira passou a ser emitida a partir de maio de 2017. Quem tem a versão antiga, precisará pedir a segunda via e não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

Existem algumas vantagens em digitalizar seu documento.

cnh digital
Foto: (reprodução/internet)

Menos burocratização:

Você não precisará fazer o reconhecimento cartorial da cópia digital. Sempre que tiver de apresentar um documento de identificação, ele já estará à disposição no seu celular, basta que o local onde o documento será apresentado, aceite. 

Facilidade no Compartilhamento:

O documento poderá ser gerado em PDF, estando disponível também sua assinatura digital. Essa facilidade, viabiliza o compartilhamento do documento caso seja necessário. Já pensou resolver questões burocráticas sem precisar sair de casa?

ANÚNCIO

Fácil validação:

Você poderá fazer o uso de um aplicativo chamado VIO. Ele permite verificar se o documento é verdadeiro através do QR Code, disponível na CNH digital. É importante fazer o uso do aplicativo para fugir de fraudes. 

Os passos para obter a CNH digital são bem simples. Uma vez realizado esse processo você poderá ter acesso às vantagens:

Verifique se sua CNH possui QR Code:

Caso não possua, você precisará pedir uma segunda via. Não é obrigatório esperar o vencimento para pedir uma nova. Se sua carteira já está dentro desse padrão, vamos para o próximo passo.

Cadastro no Denatran:

Acesse o site do Denatran e se cadastre. É bem simples e rápido, basta seguir as instruções, que são simplesmente o preenchimento de um cadastro com seus dados pessoais. 

Consultar o DETRAN da sua cidade:

O DETRAN poderá cobrar ou não uma taxa para a emissão do documento digital. O órgão também irá estipular um valor se for o caso. Faça uma consulta juntamente ao DETRAN da sua cidade para receber essas informações. Esse valor poderá variar de estado para estado. 

Baixe o aplicativo da CNH no seu celular:

O aplicativo está disponível para Android e IOS e é gratuito. O acesso poderá ser feito através de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários que se inscreveram no site do órgão e para finalizar é preciso gerar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento.

A CNH digital não muda nem uma das regras do documento físico, inclusive a validade.Você poderá acessar o documento mesmo sem internet, o funcionamento off-line é bem satisfatório.

Onde não posso utilizar a CNH digital 2019

No caso de concursos públicos, onde é necessário o candidato confirmar seus dados apresentando um documento oficial, a carteira digital ainda não é aceita. Outra situação, envolve as pessoas que desejam alugar carros, algumas empresas não aceitam o documento digital, como uma prevenção a possíveis golpes.

ANÚNCIO