Como consultar placa de trânsito – Detran e Multa

ANÚNCIO

Para auxiliar os motoristas com a verificação de dados dos veículos, foi criado o aplicativo Checkplaca, integrado ao sistema Sinesp Cidadão. Através dele, é possível identificar se um carro está em situação regularizada somente pelo número da placa.

É possível saber da marca, modelo, ano e cor do veículo, além de multas, consultando a mesma plataforma. As informações dos veículos fornecidas são baseadas nos dados cadastrados no Detran e no Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp).

ANÚNCIO

Lançado pelo Ministério da Justiça, o CheckPlaca é um dos apps mais baixados do mundo, chegando a marca de 400 mil downloads. Isso se deve pelo fato de reunir várias funções e informações em um único lugar.

Como consultar placa de trânsito - Detran e Multa
Fonte: Reprodução/Internet

Abaixo, confira mais sobre o aplicativo CheckPlaca, além de como consultar informações importantes acerca de qualquer veículo.

Checkplaca

O Checkplaca, também conhecido como Sinesp Cidadão, é um aplicativo gratuito disponibilizado para computadores e celulares (iOS e Android). Ele tem com função, analisar, de forma rápida e segura, a situação de um veículo ou consultar os mais diferentes dados de um automóvel.

ANÚNCIO

O Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo afirma que já foram realizadas mais de 25 milhões de consultas, além da recuperação de 33 mil veículos através das informações do banco de dados e ações policiais.

Para poder usar o aplicativo, o usuário deve logar usando o cadastro do portal gov.br. Caso ainda não esteja cadastrado, é necessário criar uma conta informando o número do CPF. Segundo o Ministério, os usuários serão identificados e responsabilizados pelo documento fornecido caso utilizem o aplicativo de forma indevida.

Como funciona 

O aplicativo funciona de maneira simples: basta digitar o número da placa no sistema e esperar processar os dados. Quando é detectado algo irregular, o usuário é alertado e o aplicativo oferece a opção de ligar anonimamente para a polícia, que irá ao local verificar a situação do veículo.

Caso o veículo esteja corretamente regularizado, conforme os dados do Denatran e do Sinesp, a ferramenta irá apresentar a mensagem “Situação legal”. Essas funções facilitam o dia a dia das motoristas.

De maneira geral, o aplicativo oferece algumas funcionalidades, como consulta de multas, alertas de que o carro foi roubado, apresentação de parte da numeração do Chassi e fotos de pessoas desaparecidas.

Como consultar a situação do veículo

O usuário interessado em averiguar a situação de algum automóvel deve baixar o aplicativo no smartphone ou acessá-lo pelo computador. É necessário ter em mãos o número da placa e do Registro Nacional de Veículo (Renavam), caso deseja-se consultar outras informações.

Em seguida, com tudo instalado, o aplicativo irá iniciar, exibindo um botão com o ícone de interrogação e outro com o contorno de carro. Para verificar a situação do veículo, é necessário que o usuário aperte o segundo ícone. 

Diante disso, deve-se digitar a placa do veículo que deseja receber informações. A ferramenta irá realizar a busca nos respectivos bancos de dados e depois será apresentado o resultado da pesquisa para o usuário.

Como verificar multas

Para facilitar a consulta das informações essenciais de qualquer veículo, como as multas, o Checkplaca disponibiliza essa função em seu aplicativo. Basta clicar no botão  ‘’+Informações’’ e inserir os dados do Renavam.

Após isso, o usuário terá acesso a outra página, podendo visualizar se existem pendências em relação à multas. Nessa página, também é possível checar a Inspeção Veicular, o Licenciamento e outras informações.

Para mais informações

Para tirar dúvidas ou consultar informações acerca do Checkplaca, basta contatar os canais de comunicação disponibilizados pelo Sinesp, sendo eles:

  • Telefone 61 2025-7309; 
  • O e-mail: agenda.senasp@mj.gov.br.

Além disso, há a sede fixa do Sinesp, localizada em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede. Brasília/DF – CEP: 70.064-900.

ANÚNCIO