App Morph ajuda a manter o foco do usuário

Antes do Morph, manter o foco era mais complicado, mas agora é possível fazer isso através desse aplicativo criado pela Google.


Muitas pessoas encerram seus dias sentindo que ficaram mais tempo usufruindo de serviços supérfluos dos seus celulares do que trabalhando ou estudando. De fato, os celulares podem ser um vício, mas com o aplicativo Morph é possível que o usuário tenha mais foco para o que precisa.

A novidade da Google: o app Morph

O app Morph funciona com simplicidade e eficácia ao promover ações para que o usuário mantenha o foco nas tarefas que escolheu para si como prioridade. A ideia de personalização — visto que o usuário escolhe o que quer ver — foi adotada pela Google a fim de fornecer a cada um deles uma experiência única.

morph
Foto: (reprodução/internet)

Assim, o usuário pode bloquear notificações de redes sociais, por exemplo, para que possa se concentrar nos estudos, no trabalho ou ainda em outras tarefas. O Morph ainda é um aplicativo que está na versão experimental, assim, nem todos os recursos foram implementados, mas já se pode aproveitar o app.

Só aplicativos relevantes

A intenção do Morph é não mostrar as notificações de aplicativos que não são relevantes e que podem tomar um tempo precioso de qualquer pessoa. Quem vai definir quais aplicativos apresentam notificações que tomam o tempo ou que não são relevantes no momento é o próprio usuário que instala o app.

ANÚNCIO

Trata-se de um recurso inteligente para quem quer otimizar e render melhor nos estudos e no trabalho. De fato, em muitos empregos o funcionário não pode utilizar o celular, o que faz com que não haja distrações provenientes da internet ou de aplicativos offline. Mas em outros casos não é assim que acontece.

Em empregos onde é permitido o uso do aparelho celular, o trabalhador precisa se resguardar para não passar tempo de mais vendo coisas desnecessárias. Isso acontece também com quem trabalha como freelancer em sua própria casa e com quem está estudando.

O grande perigo da distração

Qualquer notificação de WhatsApp ou Facebook, por exemplo, podem tomar um, dez, vinte minutos ou até mais do que isso, principalmente se a pessoa está conversando com alguém. Nesses casos, um trabalho que poderia ser feito em 30 minutos pode demorar horas para ser realizado.

É algo que, portanto, prejudica no rendimento e, possivelmente, nos ganhos da pessoa, caso ela se dissocie do trabalho. Por esses motivos, sempre foi altamente recomendado que ela crie mecanismos para acessar menos essas notificações. O Morph pode ajudar.

Algumas dessas recomendações, que eram passadas por médicos e pessoas que entendiam do assunto, era desligar o celular em momentos importantes ou utilizar-se do método de recompensas pomodoro, no qual a pessoa fica alguns minutos apenas trabalhando, para então se recompensar.

Com o aplicativo Morph, desligar o celular não é nem mesmo necessário. A pessoa pode ficar com a caixa de e-mails aberta, para caso apareça algo realmente importante, e pode desativar as notificações de aplicativos que tomam o seu tempo, como as redes sociais e os jogos que notificam com frequência.

ANÚNCIO