Aplicativos que ajudam a controlar ansiedade

A ansiedade é caracterizada por um sentimento bastante desagradável de agitação interior. Às vezes essa agitação pode vir acompanhada de diversos sintomas como: nervoso excessivo, taquicardia, falta de ar etc. Em casos mais graves e específicos, muitas pessoas necessitam de um acompanhamento médico. 

De acordo com dados a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5,8% das pessoas no Brasil possuem um grau de transtorno de ansiedade ou depressão. É preciso estar atento aos sintomas que geralmente estão ligados a tristeza sem relação a algum evento pessoal, culpabilização excessiva, alterações no sono e apetite, dentre outros. 

Aplicativos que ajudam a controlar ansiedade
Fonte: Imagem Internet

Se você apresenta qualquer um dos sintomas mencionados aqui, busque uma orientação de algum profissional. Contudo, existem algumas pessoas que já são acompanhadas por um especialista ou só apresentam algumas manifestações leves de ansiedade no seu dia a dia. Para esses casos, existem alguns aplicativos que auxiliam no controle de sintomas de ansiedade. 

Esses apps são pensados para ajudar a controlar as emoções, utilizando para isso, algumas atividades e estímulos. Conheça agora os aplicativos que auxiliam no controle da ansiedade:

Querida ansiedade

Esse aplicativo, possui diversas funcionalidades para que o usuário possa enxergar os sintomas de ansiedade de uma maneira diferente. É preciso buscar um equilíbrio entre os eventos que ocorrem na nossa vida e a forma como o encaramos. Em outras palavras a ansiedade quando é vivida de uma maneira saudável, nos impulsiona a realizar as atividades necessárias com entusiasmo.

ANÚNCIO

Quando a nossa mente não está em harmonia com os eventos do presente, passamos a nos ocupar de maneira exagerada com o que ainda está por vir. Dessa forma, os sentimentos relacionados ao medo e outros tipos de sofrimentos, podem afetar a nossa vida como um todo e em diferentes aspectos. 

De acordo com os criadores desse aplicativo, a melhor forma de combater a ansiedade é conhecer a si mesmo. Então ele disponibiliza alguns mecanismos para que isso ocorra. Algumas das funções que vamos citar aqui:

  • Um guia de como utilizar o app
  •  Perguntas e respostas: serve para que o usuário esclareça algumas coisas a respeito da ansiedade
  • Preciso acalmar agora: Exercícios e métodos que auxiliam no controle da agitação excessiva causada pela ansiedade
  • Exercícios práticos: Trata-se de atividades que podem ser realizadas ao longo do dia
  • Vídeos: É um link para acessar vídeos disponíveis no youtube sobre o tema
  • E book sobre ansiedade

Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima

Esse app é muito bacana para quem desejar fazer o registro da suas emoções diariamente e consequentemente acompanhar o seu progresso. Trata-se de um rastreamento completo com planilhas e gráficos para analisar a sua ansiedade, auto estima e depressão. Nele é possível registrar o seu humor diariamente e acompanhar o histórico. 

Possui também, algumas atividades para auxiliar na redução da ansiedade, um teste bastante detalhado para ajudar a detectar o nível da sua ansiedade e um diário do humor. Nele é possível analisar quais são as atividades que te fazem bem. Assim fica fácil escolher opções diárias que contribuirão para que você possa se sentir melhor. 

Lojong

Esse aplicativo é voltado para quem deseja desenvolver a prática da meditação. Pesquisas vêm comprovando que meditar auxilia no controle da ansiedade, depressão e dor crônica. Uma universidade americana chamada Johns Hopkins, constatou que esses benefícios poderão ser experimentados por quem pratica a meditação por pelo menos 30 minutos todos os dias. 

O app Lojong possui algumas recursos que auxiliarão nesse processo. Vamos elencar aqui, algumas das funções:

  •  Práticas Guiadas: Trata-se de um caminho, para que o usuário vá avançando os níveis da prática da meditação
  • Acolhendo a ansiedade: Controle periódico da evolução em relação aos sintomas da ansiedade
  • Mindfulness: Áudios para relaxar
  • Série de vídeos animados sobre meditação
  •  Equilíbrio e inteligência emocional
  • Histórico e estatísticas do seu progresso
  •  Artigos e citações inspiradoras

Todos os aplicativos citados aqui, estão disponíveis no google play store e podem ser baixados de maneira gratuita. Lembrando que nem um deles substitui a psicoterapia, se você sente que tem necessidade, procure um psicólogo ou outro profissional da área. 

ANÚNCIO