Saiba as 10 tendências tecnológicas para o futuro

Segundo o World Economic Forum, as tendências apresentam perspectivas positivas para o futuro, podendo mudar radicalmente os impactos na ordem econômica global da sociedade.

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo fórum World Economic Forum, 10 tendências tecnológicas foram citadas diante da possibilidade de mudar radicalmente os impactos na ordem econômica global da sociedade.

Essas tendência trazem perspectivas positivas para um futuro bem próximo. O objetivo do levantamento é atrair a atenção de investidores e pesquisadores, para que essas ideias possam ser colocadas em práticas e serem reproduzidas nos próximos anos. 

Saiba as 10 tendências tecnológicas para o futuro
Foto: (reprodução/internet)

Segundo o fórum, as tendências da lista não devem apenas ter benefícios positivos, é preciso também serem atrativas e sustentáveis ao meio ambiente.

As 10 tendências tecnológicas para os próximos anos são:

ANÚNCIO
  • Bioplástico
  • Robôs
  • Metalenses
  • Tratamento para proteínas desordenadas
  • Fertilizantes ecologicamente corretos
  • Telepresença 
  • Monitoramento da qualidade de alimentos
  • Reatores nucleares mais seguros
  • Armazenamento de dados em DNA
  • Armazenamento de energia renovável

Entenda melhor as 10 tendências para o Futuro

Veja mais informações sobre cada tópico da lista a seguir:

Bioplástico: a justificativa para o bioplástico estar na lista é a de que menos de 15% de todo o plástico produzido no mundo é reciclado. Plástico é um dos materiais mais utilizados, e o excesso de plástico descartado no mundo já tomou proporções muito maiores do que era esperado. 15% de reciclagem é um número muito pequeno e novas medidas precisam ser tomadas. Por isso, o bioplástico aparece como uma opção, já que ele é um tipo de plástico biodegradável, que causa muito menos dano ao meio ambiente.

Robôs: a expectativa é que robôs, androides e máquinas de inteligência artificial se tornem ainda mais presentes no cotidiano das pessoas.

Metalenses: a ideia aqui é recriar lentes de smartphones, computadores e outros serviços eletrônicos com uma tecnologia mais precisa, através das lentes de quartzo.

Tratamento para proteínas desordenadas: as proteínas desordenadas são a causa do câncer e outras doenças. Se os cientistas desenvolverem algo que possa controlar isso, então a cura para o câncer será possível.

Fertilizantes ecologicamente corretos: apesar de alguns fertilizantes produzirem bons resultados, eles ainda contêm uma porcentagem de substância que fazem mal ao solo e à comida. Portanto, para o futuro, espera-se que esses níveis de substância tóxicas sejam eliminadas através de um fertilizante ecologicamente correto. 

Telepresença: uma mistura de sensores e hologramas. Espera-se que, no futuro, as relações à distância sejam melhoradas com a telepresença, de forma que duas pessoas em países diferentes possam fazer “vídeo-encontros” através deste recurso.

Monitoramento da qualidade de alimentos: muitos alimentos não passam por inspeção, o que acaba gerando doenças, mal-estar e outros problemas em quem ingere esses alimentos. Por isso, é importante que haja um controle firme de todas as etapas de produção e transporte dos itens alimentícios. Além disso, a tecnologia do blockchain e muitas outras podem ajudar a controlar e evitar desperdícios nos lotes de comida. 

Reatores nucleares mais seguros:a energia nuclear em si é uma fonte biodegradável. Contudo, os reatores nucleares apresentam enormes riscos ao meio ambiente. Ao superaquecer, eles produzem partículas de hidrogênio, que podem causar uma explosão de material radioativo e nocivo. Para os próximos anos, novos combustíveis podem ser usados para gerar energia mais segura e com menos riscos de superaquecimento.

Armazenamento de dados em DNA: este projeto propõe que dados do DNA possam ser armazenados em uma espécie de cubo de DNA.Armazenamento de energia renovável: esta é uma opção para melhorar o uso de algumas energias renováveis, que não podem ser usadas em todas as situações. Por exemplo, no caso da energia solar, que deve ser usado à luz do dia. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, uma bateria poderia ser criada para armazenar a energia, de modo que ela possa ser utilizada também pela noite.

ANÚNCIO