3 mil vagas de emprego foram ofertadas no app Sine Fácil

A plataforma, rápida e prática, surge como mais uma ferramenta para aumentar as chances de conseguir um emprego.

O aplicativo Sine Fácil já ofertou mais de 3 mil vagas de emprego no último semestre só em Tocantins, um dado muito interessante para quem planeja conseguir um emprego. Muitas pessoas já estão cansadas de procurar empregos em jornais, cartazes em estabelecimentos etc., porque não conseguem trabalho. O Sine Fácil é uma dessas novas formas de buscar a estabilidade financeira.

O que é e como funciona o aplicativo?

O Sistema Nacional de Ensino (Sine) vem revolucionando o mercado ao apresentar, com simplicidade, vagas de emprego para pessoas que têm o app instalado. O aplicativo já existe há dois anos e, de janeiro a junho de 2019, conseguiu 3.025 encaminhamentos de trabalhos só no Tocantins.

O aplicativo Sine Fácil permite que trabalhadores e empregadores possam acessar alguns dos serviços disponibilizados na Rede Sine. Para acessar, é preciso baixar o aplicativo na versão Android ou iOS, dependendo de como é o dispositivo, através de um smartphone ou tablet.

A criação do aplicativo confere uma maior agilidade, economia e comodidade. Para Wdson Rodrigo Alves de Almeida, por exemplo, o serviço foi bastante satisfatório. “Esse recurso facilita demais a minha vida. Nele, consigo consultar a vaga, marcar a entrevista e até mesmo emitir a carta de encaminhamento. Semana passada fiz uma entrevista e estou aguardando o retorno”, diz ele.

ANÚNCIO

O que o usuário pode fazer no app?

O trabalhador que usa o app Sine Fácil tem diversos benefícios. Pode pesquisar as vagas de serviço que foram disponibilizadas pela Rede Sine em todo o território brasileiro. O usuário, então, pode se candidatar às vagas que estão de acordo com o seu perfil profissional e agendar entrevistas.

Se ele está recebendo ou vai receber o seguro-desemprego, pode acessar sua situação. Pode também verificar os vínculos empregatícios, consultar o abono salarial e atualizar o cadastro profissional.

O empregador, por outro lado, tem acesso a outros itens. Pode, por exemplo, cadastrar e publicar as vagas, pesquisar o perfil profissional dos trabalhadores interessados e selecionar os que julgar estarem adequados para iniciar as entrevistas. 

Por fim, o empregador deve acompanhar os entrevistados até o fim do calendário disponível e fornecer o dado final do processo seletivo.

Como instalar o Sine Fácil?

A chefe da Unidade do Sine Palmas, Jéssica Ferreira da Silva, diz: “Os trabalhadores que procuram o Sine são orientados por nossos atendentes quanto à forma de baixar e usar a ferramenta em seus celulares. Também passamos a eles o QR Code que é uma das opções de acesso ao Aplicativo.”

Para acessar o aplicativo, é preciso utilizar um dos dois meios de entrada disponíveis. Pode ser através do QR Code, e, para isso, será preciso ir a uma unidade do Sine. Se o trabalhador não quiser se deslocar até uma unidade do Sine para ser orientado e pegar o código, pode entrar em ENTRAR COM GOV.BR e, então, preencher os dados requisitados: é pedido nome, data de nascimento, CPF, nome da mãe e estado de nascimento.

As vagas de emprego aparecerão de acordo com como for preenchido no Campo Objetivos Profissionais.

ANÚNCIO