Twitter suspende recurso que tinha objetivo de reduzir a desinformação

O Twitter abandonou um experimento destinado a reduzir a disseminação da desinformação, eliminando a opção de redobrar o raciocínio. A empresa estava incitando as pessoas a usar apenas tweets de citação, de modo que elas tinham que acrescentar algum comentário de sua própria.

Twitter suspende recurso que tinha objetivo de reduzir a desinformação
Foto: (reprodução/internet)

A teoria era que isto levaria as pessoas a redobrar os cuidados e a pensar com mais cuidado. No entanto, a empresa disse que isto não aconteceu de fato, e que reduziu o engajamento na plataforma e diminuiu o número de retweets.

O ‘antigo’ Twitter está de volta

O Twitter postou nessa quinta (17) sobre a mudanças em sua plataforma, que vai voltar para o modo original em relação aos retweets:

“Depois de aprender com esta experiência, estamos compartilhando uma atualização: hoje o retweet estará voltando ao que era antes. Aqui está o que vimos nos tweets de citação:”

“Nosso objetivo com a solicitação de QTs (ao invés de Retweets) era encorajar uma amplificação mais cuidadosa. Não acreditamos que isto tenha acontecido, na prática. O uso de citações nos tweets aumentou, mas 45% deles incluíam afirmações de uma só palavra e 70% tinham menos de 25 caracteres.”

Leia também: Twitter impede usuários de “curtir” tweets enganosos para impedir fake news

“O aumento dos tweets de citação também foi compensado por uma diminuição geral de 20% no compartilhamento de posts através de retweets e tweets de citação. Considerando isto, não vamos mais solicitar a confirmação do retweet em tweets de citação.”

Os próximos passos da rede social

Com essa declaração, a empresa adiciona que vai continuar com o trabalho para impedir a disseminação de informações falsas em sua plataforma:

“Continuaremos a nos concentrar em incentivar uma amplificação mais ponderada. Acreditamos que isto requer múltiplas soluções – algumas das quais podem ser mais eficazes do que outras. Por exemplo, sabemos que a leitura de artigos leva a um compartilhamento mais informado.”

Leia mais: TikTok expande Diretrizes da Comunidade, com foco no bem-estar dos usuários

A empresa diz que também reverteu outras mudanças em relação as notificações e recomendações de tweets para os usuários. Pensando no controle de informações, a rede social vai parar de fornecer recomendações, assim como as notificações de posts.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5Mac, Twitter