Saiba os melhores aplicativos para consultar CPF online pelo celular

Empresas, órgãos de proteção ao crédito de instituições financeiras, costumam consultar o CPF de alguns consumidores, seja para aprovar crédito, abrir contas, e liberar empréstimos e financiamentos. As empresas têm acesso a essa informação, mas fica expressamente proibido, repassar esses dados. 

O contribuinte pode consultar a regularidade do CPF (Cadastro de Pessoa Física), através do celular de forma gratuita. Existem vários apps que disponibilizam a pesquisa, eles podem ser baixados nos sistemas operacionais Android e Iphone (iOS).

CPF
Foto: reprodução/internet

Alguns deles são vinculados a órgãos de proteção ao crédito, e são ferramentas bastante úteis, e você mesmo pode realizar a consulta do seu CPF.

São consultados os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e do Serasa. Conheça a seguir, três apps gratuitos e disponíveis nas lojas oficiais da Apple e Google. 

1 – Serasa Consumidor

O aplicativo SerasaConsumidor, identifica se o usuário está com alguma dívida pendente em bancos ou instituições financeiras, ou em situação regular. 

Para realizar a consulta, é necessário que você faça um cadastro no Serasa Consumidor, que pode ser feito pelo próprio aplicativo. Os interessados precisam informar o nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e criar uma senha. Feito o login, será apresentado um link direto para o site do Serasa, responsável por informar a situação do seu CPF. 

Através do App, você consegue acessar o seu Serasa Score, um sistema de pontuação que informa para os bancos se você é ou não um bom cliente, se paga suas contas em dia ou se oferece risco de inadimplência. O Score é um fator importante para casos de empréstimos, funciona como uma forma das empresas saberem mais a respeito dos seus hábitos financeiros.

2 – Pessoa Física

Um aplicativo da Receita Federal, o Pessoa Física, permite que você verifique a situação do CPF junto à União, para descobrir se existe alguma pendência em seu nome. Para acessá-lo, você só precisa preencher os dados com sua data de nascimento e CPF. Uma ficha dirá o resultado, indicando se há uma situação regular ou não. CAso esteja irregular, é necessário que compareça ao posto de atendimento da RF para organizar as pendências. 

A plataforma oferece funções, como informações sobre a restituição da declaração de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), consultas ao CNPJ, e uma lista com as unidades da Receita no Brasil.

3 – GuiaBolso

O GuiaBolso é um sistema de controle financeiro que possui uma função chamada, Radar de CPF, ela, além de informar se o seu nome está limpo ou não, ainda te ajuda a monitorar seus gastos e rendimentos. Você não precisa informar os dados bancários, basta somente preencher o número do CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

O GuiaBolso ainda informa quais foram as últimas buscas pelo seu CPF referente às consultas de crédito. Esse recurso é útil para o contribuinte que tem o conhecimento dos órgãos sobre o seu perfil.