Conheça as diferenças entre conta corrente e poupança

ANÚNCIO

Muito se debate sobre qual tipo de conta é melhor para se ter, uma conta corrente ou poupança.

As contas correntes são as mais populares entre o povo brasileiro, devido a sua facilidade em movimentar dinheiro, seja para recebimentos ou pagamentos.

ANÚNCIO

Porém, a conta poupança acabou ganhando muitos adeptos também, por seu caráter de investimento a longo prazo, se tornando muito utilizada por aqueles que pretendem fazer uma viagem ou compras que exigem maior poder aquisitivo.

Diferenças entre conta corrente e poupança - Crédito ou Débito
Fonte: (reprodução/internet)

Quer conhecer as diferenças entre as contas e saber qual a melhor para seu caso? Fique aqui e confira isso e mais algumas dicas para te ajudar a escolher.

Conta Corrente

A conta corrente é a mais utilizada, por apresentar maior praticidade na hora de movimentar seu dinheiro.

ANÚNCIO

Ela não é recomendada para aqueles que querem poupar, pois, como os rendimentos nesse tipo de conta não são dos mais altos, é comum que se deixe apenas o dinheiro reservado ao pagamento de contas nela.

É possível se fazer transações bancárias entre contas correntes, o que deixa a opção mais prática para aqueles que devem transferir alguma quantia para um amigo, por exemplo.

Vale destacar que já existem algumas opções de contas correntes que funcionam e rendem tão bem quanto uma poupança, como é o caso das contas do Nubank.

Vantagens

Algumas das vantagens de se ter uma conta corrente são:

  • Cartões de crédito e débito;
  • TED e DOC (transferências);
  • Cheques;
  • Internet Banking;
  • Acesso ao crédito pessoal online;
  • Extratos mensais;
  • Acesso a financiamentos e empréstimos.

Conta Poupança

A conta poupança é mais recomendada para aqueles que querem guardar uma quantia em dinheiro, visando fazer compras futuras de valor alto ou viajar.

Diferença entre Conta Corrente e Poupança - Dicas Bancárias
Fonte: (reprodução/internet)

É necessário deixar o dinheiro parado nesse tipo de conta, pois o lucro que ela gera é com base na quantia monetária que você tenha depositado, é calculado um juros em cima do valor.

Os valores de rendimento atual de uma conta poupança são os seguintes:

  • SELIC acima de 8,5% a/a: 0,5% + taxa referencial (TR);
  • SELIC abaixo ou igual 8,5% a/a: 70% da SELIC + TR.

Vantagens

Como dito anteriormente, a maior vantagem dessa conta é o juros que irá te fazer ganhar dinheiro mesmo com seu dinheiro parado.

Porém, é necessário que o dinheiro de fato fique parado na conta, ficar movimentando não irá te garantir lucros.

Quais as diferenças?

As diferenças entre ambas as contas são muitas, mas para saber qual delas é a mais indicada para você, é preciso analisar sua situação atual.

Caso você queira uma conta para poder realizar seus pagamentos online, receber transações de outras pessoas, e não pretende guardar parte desse dinheiro, a conta corrente é a mais recomendada.

Caso esteja planejando guardar dinheiro para utilizar apenas depois, em uma compra de valor mais alto, a conta poupança se torna a melhor opção para você.

Vale destacar que alguns bancos já deixam seu dinheiro parado na poupança, e possibilitam que esse dinheiro seja movimentado como em uma conta corrente. Porém, para que o dinheiro te gere lucros, é recomendado mexer pouco nessa quantia.

ANÚNCIO