Como uma empresa profundamente enraizada na Internet e na publicidade na Internet, não é tão surpreendente que o Google esteja empurrando fortemente os aplicativos web, especificamente os aplicativos progressivos da Web ou PWAs.
No entanto, ainda há algumas coisas que os PWAs (Progressive Web App) não podem fazer que são quase todas muito fáceis para os aplicativos Android, mas o Google está lentamente, mas com certeza fazendo a ponte para essa divisão, especialmente quando se trata de PWAs rodando em Chromebooks.
Leia também: Aplicativos Android podem ser aceitos no Windows 10 no próximo ano
Dados recentes do mercado mostram como as vendas de Chromebooks dispararam este ano, à medida que as pessoas compram para a escola ou o trabalho remoto. O Chrome hoje está muito longe das primeiras iterações da plataforma e agora suporta aplicativos do Android e Linux, para não mencionar aplicativos baseados na web como PWAs.
Aplicativos web na Play Store
No ano passado, o Google tornou possível que os desenvolvedores de PWA listassem seus aplicativos na Play Store. Isto supostamente torna mais fácil para os usuários do Chromebook descobrir estes aplicativos web por meio da pesquisa.
Uma vez instalados a partir da Google Play Store, estes PWAs se parecem e se comportam exatamente como qualquer outro aplicativo Chrome.
Leia mais: Chrome OS 87: Pesquisa por abas, níveis de bateria do dispositivo Bluetooth, e mais!
No entanto, a inclusão de seus aplicativos no Play Store não é o único benefício de integração com o ecossistema do Google. Lançados formalmente com o Chrome OS 89 em março de 2021 mas agora disponíveis, os PWAs da Play Store também podem acessar o sistema de faturamento do Google Play.
Em outras palavras, estes aplicativos web poderão tirar proveito de um sistema de pagamento familiar para fazer compras no sistema, assim como os aplicativos Android.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Slash Gear, Chrome