O Google criou um aplicativo experimental Android para ajudar as pessoas com deficiência de fala e motor a se comunicarem mais facilmente.
De acordo com o site The Verge, este novo aplicativo foi projetado para apoiar outras tecnologias de assistência mais sofisticadas em um dispositivo móvel. O terapeuta de fala e linguagem altamente especializado do Google, Richard Cave, que trabalha com pessoas com deficiências motoras e de fala e com aqueles que precisam de assistência na comunicação, revelou sobre o aplicativo através de um post no blog da empresa.
O aplicativo experimental Look to Speak do Google está entre os muitos projetos do programa “Start with One, Inventory for Many”. Estes projetos incluem uma ferramenta web que permite aos usuários criar modelos de aprendizagem de máquinas sem codificação.
Ele acrescentou no post que desenvolver o aplicativo é mais do que apenas um trabalho, mas uma paixão. “Todos os dias, eu me esforço para ajudar as pessoas a encontrar maneiras mais fáceis e acessíveis de expressar suas necessidades diárias, opiniões, sentimentos e identidade”, escreveu Cave no post.
Como funciona o Look to Speak do Google
O aplicativo Look to Speak está disponível gratuitamente da Play Store. Ele é compatível com pelo menos o Android 9.0, incluindo o Android One.
As pessoas em geral podem usá-lo, não apenas aqueles que têm deficiências de fala e motor.
Leia mais: Google Call: O atualizado app de ligações pode chegar aos smartphones Android
Em seguida, posicionar o telefone abaixo do nível dos olhos, depois um usuário olha para a esquerda ou para a direita para escolher algo da lista de frases.
Os usuários só precisam olhar para a direita, esquerda ou para cima para escolher o que querem dizer a partir de uma lista de frases. Eles também podem personalizar as frases e palavras, assim como compartilhar sua voz autêntica com outras pessoas. Além desses recursos o aplicativo também pode ser usado para colocar a tela no modo “soneca” e editar o livro de frases.
Outros recursos acessíveis
Além disso, eles podem ajustar as configurações de sensibilidade do olhar, Entretanto, o menu auxiliar de configuração do aplicativo, onde as frases podem ser editadas manualmente e as configurações do olhar não são acessíveis pelo olhar, em vez disso, requer um toque manual na tela do telefone.
Leia também: Google planeja uma versão de áudiolivros com narradores automáticos
Enquanto isso, em 3 de dezembro, o Google também lançou uma atualização do Voice Access, que está atualmente disponível em Beta. Trata-se de um aplicativo Android que permite aos usuários controlar seu telefone usando sua voz. Tal recurso é útil tanto para pessoas com deficiências quanto para aquelas sem deficiências.
Lançada em 2018, esta versão atualizada do Voice Access está agora disponível em todo o mundo em dispositivos que rodam no Android 6.0 e superior.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Tech Times, The Verge, Google