Como baixar o novo aplicativo do INSS

Ufa. A tecnologia alcançou o sistema do Imposto de Renda e vários outros serviço do Gov.br. Todos ficam aliviados com a novidade do aplicativo Meu INSS, porque o governo sintetizou em um único aplicativo vários serviços.

A ideia é facilitar os trabalhos presenciais e burocráticos do governo para serem realizados online e pelo celular ou computador. Embora algumas ferramentas já existissem, o app tem várias novidade para facilitar a vida do brasileiro.

Esses processo presenciais acabam ficando obsoletos com o tempo, e exigem principalmente de sistemas do governo uma modernidade no serviço. Nada melhor que um aplicativo para isso. Chamado de “Meu INSS”, o app possui mais de 90 serviços públicos do Governo.

INSS
Foto: Reprodução/internet

Conheça o novo aplicativo do INSS e veja como baixar.

Novo serviço do INSS

O site do INSS divulgou o novo serviço com a proposta de ser a própria Agência da Previdência Social no seu celular. Isso se torna muito positivo, porque os serviços podem ser burocráticos e hoje a tendência é que quase tudo possa ser resolvido pela internet mesmo.

ANÚNCIO

O serviço foi modificado em maio de 2020, mas algo parecido já existia em 2018. O aplicativo unificou os serviços do gov.br.  Ou seja, os serviços digitais do Governo Federal passaram agora a se encontrar no mesmo lugar.

Nele estão serviços de finanças, impostos, serviços de justiça e segurança, de viagem e meio ambiente entre outros. Lá, você também pode solicitar o benefício bem como agendar perícia, pedir o benefício assistencial e muito mais. Veja abaixo.

Como baixar o novo aplicativo do INSS 1
Foto: Reprodução/internet

Funções disponíveis no app

O aplicativo disponibiliza a possibilidade de pedir aposentadoria, ou fazer uma simulação e conferir todos os seu benefícios. Lá também é possível solicitar salário maternidade, salário por morte entre outros serviços.

Você pode enviar documentos das solicitações de benefícios do governo, por exemplo. Sejam fotos ou digitalizações. A possibilidade fica disponível na parte de “agendamentos/solicitações”.

É possível ainda, que você confira as datas dos seus processos. Fica tudo em um único lugar também o protocolo das suas solicitações.

Os vínculos trabalhista também ficam disponíveis no app na parte de Extratos de Contribuição (CNIS), extratos de recolhimento e mais para a área financeira.

A plataforma possibilita um gerenciamento financeiro por meio do calendário de pagamento do INSS e mais. Confira alguns das principais funções disponíveis:

  • Extrato de Imposto de Renda
  • Declaração de Beneficiário do INSS
  • Extrato de Empréstimo
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI)
  • Certidão de tempo de contribuição
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
  • Benefícios Assistenciais
  • Alterar local ou forma de pagamento
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
  • Encontre uma Agência

Como baixar e se cadastrar, tutorial

A plataforma pode ser encontrada neste site disponibilizado pelo governo ou então nas lojas de aplicativo no seu celular. Tando no Google Play como na App Store. Você realiza o download e pode se cadastrar.

Para entrar, você precisa fazer um cadastro de uma senha ou se inscrever no INSS. Para isso, são solicitadas informações como, nome completo, CPF, data de nascimento e algumas perguntas para a conclusão.

Essa senha que pode ser obtida provisoriamente nos sites dos bancos. Pode ser feito no Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob. Basta procurar pela opção “senha Meu INSS”. Para cadastrar confira o tutorial abaixo.

Dificuldade ou problemas no acesso?

Se você tiver problemas em cadastrar ou acessar o serviço, o governo liberou o FAQ com dúvidas frequentes para você obter as principais informações sobre criação e manutenção da conta também recuperação de senha, entre outros.

Também está disponível uma Central de Atendimento que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Disque 135.

ANÚNCIO