A tecnologia alcançou o sistema do Imposto de Renda e vários outros serviço do Gov.br. Todos ficam aliviados com a novidade do aplicativo Meu INSS, porque o governo sintetizou em um único lugar vários serviços.
A ideia é facilitar os trabalhos presenciais e burocráticos do governo para serem realizados online e pelo celular ou computador. Embora algumas ferramentas já existissem, o app tem várias novidades para facilitar a vida do brasileiro.
Esses processos presenciais, acabam ficando obsoletos com o tempo e exigem principalmente de sistemas do governo uma modernidade no serviço. Nada melhor que um aplicativo para isso. Chamado de “Meu INSS”, o app possui mais de 90 serviços públicos do Governo.
Conheça o novo aplicativo do INSS e veja como baixar.
Novo serviço do INSS
O site do INSS divulgou o novo serviço com a proposta de ser a própria Agência da Previdência Social no seu celular. Isso se torna muito positivo, porque os serviços podem ser burocráticos e hoje a tendência é que quase tudo possa ser resolvido pela internet mesmo.
O serviço foi modificado em maio de 2020, mas algo parecido já existia em 2018. O aplicativo unificou os serviços do gov.br. Ou seja, os serviços digitais do Governo Federal passaram agora a se encontrar no mesmo lugar.
Nele estão serviços de finanças, impostos, serviços de justiça e segurança, de viagem e meio ambiente entre outros. Lá, você também pode solicitar o benefícios bem como agendar perícia e muito mais.
Funções disponíveis no Meu INSS
O aplicativo disponibiliza a possibilidade de pedir aposentadoria, ou fazer uma simulação e conferir todos os seu benefícios. Lá também é possível solicitar salário maternidade, salário por morte entre outros.
Você pode enviar documentos das solicitações de benefícios do governo, por exemplo. Sejam fotos ou digitalizações. A possibilidade fica disponível na parte de “agendamentos/solicitações”.
É possível ainda, que você confira as datas dos seus processos. Fica tudo em um único lugar também o protocolo das suas solicitações. Os vínculos trabalhista também ficam disponíveis no app na parte de Extratos de Contribuição (CNIS), extratos de recolhimento e mais para a área financeira.
A plataforma possibilita um gerenciamento financeiro por meio do calendário de pagamento do INSS e mais. Confira alguns das principais funções disponíveis:
- Extrato de Imposto de Renda
- Declaração de Beneficiário do INSS
- Extrato de Empréstimo
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI)
- Certidão de tempo de contribuição
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Alterar local ou forma de pagamento
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Encontre uma Agência
Como baixar e se cadastrar na plataforma
A plataforma pode ser encontrada neste site disponibilizado pelo governo ou então nas lojas de aplicativo no seu celular. Tanto no Google Play como na App Store. Você realiza o download e pode se cadastrar.
Para entrar, você precisa fazer um cadastro de uma senha ou se inscrever no INSS. Para isso, são solicitadas informações como, nome completo, CPF, data de nascimento e algumas perguntas para a conclusão.
Essa senha que pode ser obtida provisoriamente nos sites dos bancos. Pode ser feito no Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob. Basta procurar pela opção “senha Meu INSS”. Para cadastrar confira o tutorial abaixo.
Dificuldade ou problemas no acesso?
Se você tiver problemas em cadastrar ou acessar o serviço, o governo liberou o FAQ com dúvidas frequentes para você obter as principais informações sobre criação e manutenção da conta também recuperação de senha, entre outros.
Também está disponível uma Central de Atendimento que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Disque 135.
Aplicativos de benefícios
Como mencionamos anteriormente, os atendimentos digitais são uma tendência e isso se estende para diversos serviços. Quem é beneficiário do Bolsa Família também pode ter acesso a um app. Clicando aqui, é possível ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre esse assunto.