Collab, o novo aplicativo de vídeos colaborativos do Facebook

Collab, o aplicativo experimental do Facebook para fazer vídeos musicais colaborativos, está sendo lançado hoje (14) na App Store. O aplicativo é um dos muitos projetos do grupo interno de Produto e Desenvolvimento do Facebook, a Equipe NPE, que testa novas ideias que poderiam influenciar os próximos passos do Facebook no mundo das mídias sociais.

Collab, o novo aplicativo de vídeos colaborativos do Facebook
Foto: (reprodução/internet)

A própria Collab surgiu no final de maio, quando a pandemia forçou os usuários a ficar em casa e encontrar novas maneiras de se entreterem online.

Collab, o novo app do Facebook

Para os músicos, a pandemia significou a falta de shows ao vivo, então eles se voltaram para plataformas online para experimentar concertos ao vivo e sessões de improviso, a fim de manter essas conexões fluindo.

Ao mesmo tempo, foram lançados vídeos curtos, liderados pela TikTok, que também incluem recursos colaborativos como duetos, que permitem aos usuários que não se conhecem incorporar o conteúdo uns dos outros em seus próprios conteúdos.

Leia também: Tasks, app de produtividade, recebe atualização com novos recursos, versão macOS e mais!

A Collab entrou neste espaço com sua combinação de vídeo curtos e outros aspectos colaborativos das mídias sociais, mas com um foco direto na música.

Como usar o Collab

No aplicativo, uma “colaboração” é uma seleção de três vídeos independentes com 15 segundos de duração cada, que tocam em sincronia. Por exemplo, uma “colaboração” poderia consistir de um violonista, um baterista e um cantor, cada um tocando ao lado do outro em seus respectivos vídeos.

Os usuários podem criar uma colaboração com o vídeo de outra pessoa ou, se não tiver conhecimento musical, pode simplesmente passar em uma das três filas para escolher um vídeo diferente para se encaixar na mistura daqueles disponíveis.

Leia mais: A próxima missão do Snapchat: Lentes e filtros de realidade aumentada

Quando o usuário abre o Collab pela primeira vez, é apresentado várias opções de vídeos no feed, e então pode escolher. Ao descobrir os músicos com quem gostaria de tocar junto, pode os ajudar no aplicativo para serem notificados quando eles postarem novos clipes. Isto também personaliza a alimentação principal.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Facebook