Zao, aplicativo chinês, viraliza após lançamento

Após o grande sucesso do FaceApp, que faz modificações de idade e gênero nas fotos dos usuários, os chineses resolveram fazer uma versão bem mais interessante. Lançado no fim da semana passada na App Store da China, o aplicativo Zao já está viralizando no país asiático.

O que torna a experiência super interessante é a possibilidade de trocar de lugar com grandes estrelas de Hollywood em famosas cenas de filme. Mas, diferente do que você provavelmente está pensando, a montagem é convincente ao extremo.

Zao
Foto: (reprodução/internet)

Ficou curioso por essa novidade? Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre como funciona a aplicação.

Diversão com o Zao

Já pensou aparecer em uma famosa cena de um filme hollywoodiano, em substituição a um ator de renome? Com o aplicativo Zao isso é totalmente possível e, o melhor de tudo, de uma maneira muito real aos olhos.

Através da tecnologia de deepfake, o software asiático pede o upload de uma selfie do usuário e realiza a transposição no rosto de atores como Marilyn Monroe, Leonardo DiCaprio e Kit Harrington.

ANÚNCIO

A desenvolvedora de apps responsável pelo sucesso do Zao é a chinesa MoMo. Infelizmente, esta aplicação ainda não foi disponibilizada para a App Store brasileira. Mas, nós não fomos os únicos a ficar de fora desta divertida tecnologia. Nossos vizinhos, os Estados Unidos, também não contam com o aplicativo no catálogo.

Como o utilitário é exclusivo da App Store, a Google Play Store está assistindo de longe o sucesso de downloads. Porém, como em várias aplicações do Android, é possível se utilizar de uma APK e fazer a instalação no sistema operacional concorrente. Para utilizar, no entanto, ainda se faz necessário ter um número de telefone chinês.

Com apenas 3 dias de lançamento para download, o Zao virou uma febre entre os chineses e está no topo da lista de apps mais baixados na região. Quem está usando freneticamente a aplicação é o desenvolvedor de games virtuais, Allan Xia. Os resultados da demonstração de Xia deixaram todos de boca aberta.

Em seu perfil pessoal do twitter, o desenvolvedor compartilhou um vídeo curto de apenas 30 segundos, em que está atuando em uma cena do filme Titanic. O personagem escolhido para substituir foi o de Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio. Alla Xia também publicou outras montagens no corpo de integrantes da série Game of Thrones, da HBO.

A primeira reação ao assistir a cena modificada é dar uma baita gargalhada. Mas, olhando atentamente, o resultado é verdadeiramente impressionante. De acordo com a postagem de Allan, ele precisou fazer o upload de apenas uma foto.

Mas, a Bloomberg, agência de notícias, traz uma informação diferente. Para funcionar em sua capacidade máxima, o Zao requer fotografias em ângulos e situações diversos. Dessa forma, é possível dar mais realidade às deepfakes.

Para assistir aos vídeos de Allan, clique aqui para acompanhar a sequência feita no Twitter.

Deepfakes já colocaram artistas em situações constrangedoras

Apesar das boas risadas que podemos dar com o Zao, a tecnologia utilizada pelo app já causou alguns transtornos. Desde a sua primeira aparição, no ano de 2017, os deepfakes já conseguiram colocar atrizes famosas em cenas de pornografia.

Devido ao ocorrido, foram criados alguns projetos de lei para tentar criminalizar o uso desta tecnologia. Devido a essa repercussão negativa, é muito provável que a aplicação não saia da China nem tão cedo.

ANÚNCIO