Enquanto há um número de TVs 8K com suporte para Android TV, a TV padrão da Android foi limitadas ao 4K, ao transmitir conteúdo do YouTube – mesmo que vídeos de maior resolução estejam disponíveis na plataforma.
O suporte à transmissão de vídeos 8K está agora sendo lançado de forma limitada para a Android TV, com o YouTube para a versão 2.12.08 da Android TV, de acordo com o site Android Police. Como já dissemos, este é um lançamento muito limitado, pois o usuário precisa rodar o Android 10 e superior para ver até mesmo a opção.
Se não tiver uma TV 8K, o usuário ainda pode se beneficiar do downscaling (que possibilita uma resolução mais alta em vídeos e programas com baixa resolução), ao assistir conteúdo de alta resolução em telas de baixa resolução.
É esperado que a recém chegada codificação de vídeo H.266 da Qualcomm (que permite comprimir vídeos sem afetar sua qualidade visual) venha em breve, pois os benefícios do bitrate melhorados ajudariam ao consumir conteúdo de alta resolução online.
Alta resolução na Android TV
Estranhamente, parece haver um par de changelogs (registo de alterações em português). O changelog inicial removeu a menção ao suporte do HDR com o codec .av1, que parece ter sido substituído pelo suporte Cast Connect, o que significa que um fluxo é manipulado e exibido pelo aplicativo relacionado já instalado na Android TV.
Leia também: Android TV Data Saver está disponível para download no Brasil
Por exemplo, se iniciar um programa de um serviço de streaming no telefone, o aplicativo da Android TV desse serviço irá reproduzi-lo.
Isto tem o objetivo de “combinar Cast com Android TV para trazer seu aplicativo para a experiência do Cast moderno”. Ele permite um maior controle, incluindo a possibilidade de usar um controle remoto e dá maiores controles sobre a resolução da tela.
Changelog original:
- Suporte a reprodução de vídeo 8K;
- Suporte à reprodução do AV1 HDR;
- Melhoria do desempenho da rede em alguns dispositivos;
- Questões de fontes fixas em alguns dispositivos;
- Corrigido o problema de que a tela preta é mostrada no lançamento inicial;
- Várias outras melhorias na plataforma.
Changelog atualizado:
- Mostrar a tela de splash music do YouTube;
- Suporte Cast Connect;
- Suporte limitado de 8K para Android 10 e superior;
- Seleção de resolução melhorada;
- Corrigidos problemas de data e hora incorretos.
Várias outras melhorias na plataforma
Como mencionamos, mesmo se o usuário usar o YouTube 2.12.08, ou seja a versão atualizada, para a TV Android, ainda não poderá visualizar o conteúdo de vídeo 8K em seu dispositivo.
Leia mais: Google Call: O atualizado app de ligações pode chegar aos smartphones Android
O aplicativo se encontra disponível na Google Play Store, mas ainda recebe avaliações ruins pelos usuários. È esperado que o Google faça atualizações e corrija erros na plataforma.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: 9to5 Google, Android Police