O fim de uma era: Yahoo Groups vai ser desativado em dezembro

ANÚNCIO

Embora não seja tão surpreendente quanto poderia ter sido, após cerca de 20 anos, o Yahoo finalmente decidiu derrubar seus próprios Yahoo Groups no mês de dezembro. 

O fim de uma era: Yahoo Groups vai ser desativado em dezembro
Foto: (reprodução/internet)

A notícia foi noticiada pelo site Gizmodo e embora não seja tão surpreendente, já que já faz algum tempo que esta plataforma social tem sido utilizada, ela ainda significa a verdade da tecnologia já que as plataformas mais antigas estão sendo substituídas pelas mais novas.

ANÚNCIO

A referida plataforma funciona permitindo que os usuários interajam em uma série interessante de diferentes painéis de discussão. 

Durante os últimos anos, ela se tornou, na verdade, uma relíquia e tanto com um número de usuários que estão mudando para outras plataformas de discussão on-line como Reddit, Facebook Groups, e também Google Groups.

Yahoo reconhece que a plataforma será finalmente encerrada

O Yahoo também reconheceu que a recente decisão de finalmente encerrar o referido serviço vem, na verdade à medida que a empresa tenta mudar seu foco em muitas de suas outras propriedades.

ANÚNCIO

 Diz também que se trata de uma desconexão em duas fases de usuários diferentes: o site, na verdade parou qualquer novo grupo que chegasse em 12 de outubro, com todo o conteúdo passado programado para ser removido em 14 de dezembro. A data final do processo será em 15 de dezembro.

Uma vez que as ‘portas’ tenham sido finalmente fechadas, os usuários não poderão mais acessar qualquer um de seus serviços ou mesmo toda e qualquer forma de comunicação real por e-mail. 

O Yahoo está atualmente encorajando todos os membros restantes a passar para mais um quadro de mensagens e também a manter toda a discussão on-line ainda em andamento.

Como o Yahoo Groups se tornou popular

O serviço realmente sobreviveu através de uma mudança na marca que aconteceu em 2009. 

Este re-branding alterou a capacidade da plataforma de poder colocar novas discussões em uma espécie de lista de discussão. No entanto, isto ainda não foi suficiente para manter a plataforma conhecida, com um número de usuários ainda continuando a cair.

O serviço foi criado anteriormente em 2001, o conhecido Yahoo Groups foi também um dos primeiros painéis de discussão que realmente permitiu que os usuários pudessem se conectar uns com os outros de forma interessante sobre seu gosto compartilhado pela cultura pop. 

Leia mais: Facebook busca excluir informações enganosas de sua plataforma

Os usuários tiveram até mesmo a liberdade de criar sua própria comunidade digital, mas os usuários anteriores seguiram em frente.

Da mesma forma, o Yahoo Messenger também fechou em 2018, de acordo com um artigo do Slash Gear

Embora possa realmente ser o fim dos conhecidos Yahoo Groups, a Verizon ainda promete concentrar seus esforços nas plataformas mais conhecidas, todas sob o estimado cinturão do Yahoo, a fim de realmente entregar o melhor conteúdo disponível para os usuários.

Alternativas do Yahoo Groups

Grupos no Facebook

Prós  

Plataforma com bilhões de usuários;

Permite aos usuários criar grupos privados, públicos ou secretos;

Interface familiar.

Grupos Google

Prós

A plataforma é um pouco semelhante ao Yahoo Groups quando se trata de experiência e funcionalidade do usuário;

 Portanto, é muito fácil de usar porque é baseada no e-mail;

Versão móvel para a telas pequenas;

Contras

Requer que os membros tenham contas no Gmail para usar a interface web.

Fóruns da Web

Prós:

O usuário tem muitas opções;

Suas características personalizáveis permitem que os usuários combinem com a aparência e a sensação de seus websites;

Contras

Fóruns podem ser difíceis e caros de implementar e manter;

 A maioria dos fóruns de sites não tem uma experiência otimizada para o usuário em smartphones;

 Pode não ser fácil migrar entre diferentes fóruns e plataformas de grupo.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Slash Gear, Gizmodo

ANÚNCIO