Windows 10 em ARM finalmente recebe prévia de emulação x64

O lançamento bem sucedido e muito elogiado do M1 MacBook da Apple mostrou o que os computadores equipados com ARM podem ser capazes de fazer com a combinação certa de hardware e software. Infelizmente para a Microsoft, ele resultou em um novo escrutínio, comparações e críticas de suas próprias tentativas de trazer o Windows para os PCs com a arquitetura ARM.

Windows 10 em ARM finalmente recebe prévia de emulação x64
Foto: (reprodução/internet)

A Microsoft ainda não desistiu e, embora ainda longe do ideal, está lentamente se movendo para melhorar as capacidades do Windows 10 no ARM, como esta última visualização que finalmente permite que o software Windows 64-bit x86/x64 rodem em seu próprio Surface Pro X.

Microsoft em construção: O que esperar do Windows

Embora a Microsoft tenha tido mais experiência com dispositivos acionados pelo ARM do que a Apple, na verdade não teve muito sucesso em trazer seu sistema operacional para a arquitetura computacional. O Windows 10 no ARM, que é mais otimizado para o Snapdragon da Qualcomm na verdade, ainda deixou muito a desejar quando se trata de desempenho.

Leia mais: ‘Feature Experience Pack’ pode trazer correção de bugs para Windows

A situação definitivamente melhorou nessa frente, mas a emulação x86 teve outros problemas. Estava limitada a suportar apenas a geração mais antiga de software Windows de 32 bits que a Microsoft defende como sendo a maioria dos aplicativos que os usuários de Windows precisam.

Isso, no entanto, deixou de fora programas Windows mais modernos e mais poderosos de 64 bits que podem tirar proveito de mais capacidades de hardware, especialmente mais memória RAM.

Windows x64

A Microsoft está agora anunciando orgulhosamente a chegada da emulação x64 no Windows 10 no ARM, embora ainda esteja em previsão e disponível apenas para o programa de feedback Windows Insider, por enquanto.

Isto abre a porta para aplicativos como o Autodesk Sketchbook de 64 bits e o Google Chrome para rodar em sua forma completa em computadores Windows com arquitetura ARM.

A Microsoft recomenda a atualização para os últimos drivers gráficos Adreno da Qualcomm para o Surface Pro X, Samsung Galaxy Book S, e Lenovo Flex 5G.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Slash Gear, Windows Blog