Alerta: WhatsApp Scam pode expor conversas privadas e bloquear usuários

As pessoas que estão usando o WhatsApp são avisadas de um velho esquema que está voltando para a plataforma de mensagens, e aqueles que não têm a sorte de cair por ele são bloqueados fora de suas contas.

Alerta: WhatsApp Scam pode expor conversas privadas e bloquear usuários
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com um relatório do Daily Express, o esquema de fraude do WhatsApp utiliza uma técnica antiga que parece ser bem-sucedida, que permite que os hackers tenham acesso às conversas privadas da vítima e às pessoas de sua lista de contatos.

A vítima recebe uma mensagem de um amigo ou contato em seu WhatsApp, e normalmente, este amigo já foi vítima do golpe, e caso a vítima responda, isto dá aos hackers a ideia de que está disposto a se comunicar, e assim vai ter como alvo seu telefone.

Os hackers tentarão então obter acesso ao seu dispositivo, e o farão através de um PIN de segurança da WhatsApp.

Basicamente, a WhatsApp normalmente pediria o PIN ao usuário de seis dígitos para identificar-se uma vez que seu dispositivo tenha sido atualizado ou tenha feito logout e tentado entrar em sua conta mais uma vez para acessar suas mensagens.

No entanto, o código é enviado para seu número.

Como os hackers tem acesso

Uma vez que os hackers receberem a conta, eles então olharão sua lista de contatos e então repetirão o mesmo processo com um alvo diferente em mente.

Leia mais: Alerta: 3 funções do WhatsApp que aumentam o risco de hacking

De acordo com o relatório, o esquema foi detectado no início deste ano na mesma plataforma, mas está de volta e, aparentemente, os hackers estão visando os usuários da WhatsApp da Índia, mas, por segurança, certifique-se de que você e seus contatos estejam cientes desse modus operandi por parte dos hackers.

Alerta aos usuários

“Os usuários da WhatsApp precisam estar atentos a um novo esquema preocupante que está permitindo que os criminosos virtuais invadam as contas da WhatsApp”, disse Ray Walsh, um especialista em privacidade digital da ProPrivacy.

“Qualquer pessoa que receba uma mensagem do nada com um código PIN único deve ser extremamente cautelosa porque é assim que o ataque começa”.

Além disso, Walsh disse que os usuários do WhatsApp, ou qualquer pessoa em geral, nunca devem tirar screenshots de códigos PIN ou OTP de uma única vez e enviá-los a qualquer pessoa, independentemente de quão genuínos eles soem.

Leia também: Alerta: Microsoft aconselha usuários a mudar autenticação de dois fatores

De acordo com a Forbes, a WhatsApp tem atualmente dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo e, recentemente, o Facebook Messenger tem se destacado na frente da segurança, já que este último lançou uma atualização melhor em termos de segurança e privacidade.

Tais fraudes são comuns e podem ocorrer em qualquer plataforma, portanto o usuário tem que ser cauteloso com as mensagens que você envia e recebe e com os links que você clica.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Forbes, Daily Express