Prazo de validade: Recurso do WhatsApp permite mensagens que desaparecem após 7 dias

ANÚNCIO

O Facebook anunciou recentemente que o WhatsApp ultrapassou o marco de 100 bilhões de mensagens enviadas por dia, mas nem todos querem que essas conversas fiquem para sempre.

Prazo de validade: Recurso do WhatsApp permite mensagens que desaparecem após 7 dias
Foto: (reprodução/WhatsApp)

Agora, o aplicativo de mensagens do Facebook com 2 bilhões de usuários, está adicionando um recurso para dar às pessoas mais controle sobre suas palavras e imagens dentro do aplicativo. A partir de hoje, as mensagens – incluindo fotos e vídeos – podem agora ser marcadas para desaparecer após 7 dias.

ANÚNCIO

As mensagens desaparecidas estão sendo lançadas em todo mundo no Android e iOS a partir de hoje (05), disse o WhatsApp. Enquanto começa com uma vida útil de 7 dias, ele já está olhando para brincar com os limites de tempo.

“Vamos ficar de olho no feedback sobre como as pessoas estão usando e gostando dele e ver se ele precisa de ajustes no futuro”, disse um porta-voz. “Por enquanto estamos começando com sete dias, porque parece um bom equilíbrio entre a utilidade que você precisa para conversas e a sensação de que as coisas não ficam por aí para sempre”.

E só para ficar claro, o limite de 7 dias existirá, independentemente de a mensagem ser lida ou não.

ANÚNCIO

Mensagens de 7 dias

“A forma como foi projetada atualmente é dar ao remetente a confiança de que, após 7 dias, sua mensagem desapareceu. As mensagens não têm o conceito de serem vistas, para que desapareçam, portanto desaparecerão independentemente do status de leitura”, disse o porta-voz.

Os usuários podem ativar o recurso de mensagens diretas, mas em grupos é o administrador que tem que permitir que as mensagens desapareçam para que funcionem.

Em 2017, a empresa teve sua primeira ideia com o lançamento do Status – uma cópia criptografada do recurso Snapchat Stories, que permitia que as pessoas colocassem pequenas atualizações sobre si mesmas – na forma de algum texto e/ou um GIF – essencialmente como um “perfil” para todos os seus contatos pudessem ver por um período de 24 horas.

Mensagens temporários, segurança garantida

Recursos que visam a segurança e privacidade tem sido uma das características mais radicais e usadas no envio de mensagens em anos – já existe há quase uma década.

E tem sido indiscutivelmente a característica do Snapchat – tanto que o mesmo recurso surgiu em vários outros aplicativos, desde aqueles focados primeiramente na privacidade, como Signal e Telegram, até aqueles que se destinam a públicos mais casuais, como o WhatsApp.

Leia também: WhatsApp bate recorde com cerca de 100 bilhões de mensagens por dia

E pode haver sinais de que o Facebook está procurando implantar isso em outros aplicativos também. No início deste ano, ele testou mensagens desaparecidas no Instagram, que agora funciona oficialmente.

Os novos recursos do WhatsApp

O novo recurso de mensagens desaparecidas está chegando em meio a algumas outras adições no aplicativo que parecem ajudar no propósito de dar mais controle aos usuários.

No início desta semana, o WhatsApp anunciou que permitiria um novo recurso de armazenamento no aplicativo: especificamente, uma maneira mais fácil de controlar como e onde as fotos e outras mídias são enviadas.

Isto é importante para usuários ativos do aplicativo, que descobrem que seu armazenamento está sendo consumido por GIFs, fotos e vídeos enviados pelo aplicativo por amigos e conhecidos.

Leia mais: WhatsApp: Nova ferramenta facilita gerenciamento de armazenamento

Ao mesmo tempo, ele também tem fortalecido os serviços que oferece às empresas e testado modelos de negócios para cobrá-los, uma maneira de manter seu compromisso de não colocar anúncios no serviço.

Como com as mudanças de armazenamento, o novo recurso de desaparecimento não será ligado para os usuários por padrão: o usuário tem que alterar as configurações para acessar o recurso.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, WhatsApp Blog

ANÚNCIO