O WhatsApp começará em breve a compartilhar dados com o Facebook como condição de uso do aplicativo. Isto completa uma reviravolta que começou quando o Facebook adquiriu o aplicativo pela primeira vez em 2014. Na ocasião, a WhatsApp garantiu aos usuários que seus dados permaneceriam privados e não seriam compartilhados com o Facebook.
Pouco depois que o WhatsApp foi vendido para o Facebook por $19 bilhões de dólares, o aplicativo de mensagens compartilhou em um post:
“O respeito à sua privacidade está codificado em nosso DNA, e construímos o WhatsApp com o objetivo de saber o mínimo possível sobre você […] Se a parceria com o Facebook significasse que deveríamos mudar nossos valores, não o teríamos feito.”
“Ao invés disso, estamos formando uma parceria que nos permitiria continuar operando de forma independente e autônoma. Nossos valores e crenças fundamentais não mudarão. Nossos princípios não mudarão.”
WhatsApp e Facebook: Privacidade em risco
Entretanto a primeira parte da reviravolta veio em 2016, quando a WhatsApp começou a compartilhar dados com o Facebook por padrão. O WhatsApp (Junto ao Facebook) declarou o seguinte:
“Ao coordenar mais com o Facebook, poderemos fazer coisas como rastrear métricas básicas sobre a frequência com que as pessoas usam nossos serviços e combater melhor o spam no WhatsApp. E ao conectar seu número de telefone com os sistemas do Facebook, o Facebook pode oferecer melhores sugestões de amigos e mostrar anúncios mais relevantes se você tiver uma conta com eles.”
Leia também: Twitter suspende recurso que tinha objetivo de reduzir a desinformação
Na época, entretanto, os usuários existentes poderiam optar por não participar do compartilhamento de dados.
WhatsApp para compartilhar seus dados com o Facebook como condição de uso
Agora, as próximas mudanças na Política de Privacidade do aplicativo de mensagens removem a opção de opt-out, conforme observado pelo site XDA-Developers. Os usuários da WhatsApp estão recebendo um aviso sobre os novos termos e política de privacidade do serviço.
O aviso fala sobre três atualizações fundamentais que afetam a forma como a WhatsApp processa os dados, como as empresas podem usar os serviços hospedados no Facebook para armazenar e gerenciar seus chats da WhatsApp e como a WhatsApp fará em breve uma parceria com o Facebook para oferecer integrações em todos os produtos deste último.
Leia mais: Google não atualiza apps no iOS para evitar fornecer detalhes de privacidade
Revela ainda que estas mudanças entrarão em vigor em 8 de fevereiro, e os usuários não terão outra escolha senão aceitar estas mudanças se quiserem continuar usando o WhatsApp.
Entre outras coisas, seus dados agora serão usados para mostrar anúncios personalizados.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: 9to5Mac, WhatsApp, XDA Developers