Vulnerabilidade é encontrada em placas de vídeo da Nvidia

Ao todo, foram encontradas cinco falhas de segurança: três consideradas sérias e outras duas como médias.

Na última sexata-feira (02), cinco falhas de segurança foram encontradas nos drivers do Windows nas placas de vídeo da Nvidia. Dessas cinco, três eram classificadas como falhas sérias e duas eram falhas médias.

De acordo com a fabricante, o problema já foi solucionado e, para voltarem a se sentir seguros, os usuários precisam baixar uma atualização do drive no site oficial da Nvidia.

Vulnerabilidade é encontrada em placas de vídeo da Nvidia
Foto: (reprodução/internet)

A Nvidia afirma, ainda, ter lançados patches de segurança para as linhas de placas de vídeo mais recentes. Contudo, é importante que os usuários baixem novas atualizações sempre que forem disponibilizadas.

As falhas encontradas

A Nvidia divulgou um boletim de segurança no site oficial deles com todas as falhas encontradas. Além de uma breve descrição da falha, eles ainda deram a avaliação em questão de risco. 

Dentre os perigos dessas falhas da Nvidia estavam algumas que tornavam o computador mais frágil e suscetível a ser hackeado, o que, com certeza, deixou usuários bem preocupados.

De forma mais ilustrada, a falha mais comprometedora do driver daria ao hacker permissão para ele administrar o computador, fazer execuções em programas infectados e, ainda, roubar informações relevantes.

A falha mais alta perigosa obteve nota 8.8 em questão de risco, sendo considerado um risco “sério”. A falha mais baixa teve nota 5.2, sendo um risco “médio”.

Queda nas vendas

A Nvidia recentemente lançou uma nova placa de vídeo: a Geforce RTX Super. No mercado, a Nvidia não é uma das mais vendidas, pois, apesar de ter uma ótima qualidade, seus produtos são mais caros que a média.

Sendo assim, a concorrente da Nvidia, a AMD acaba ganhando quase sempre nas disputas de mercado, sendo os preços da AMD mais atrativos ao público.

Com esse problema das falhas ocorrendo justamente no momento do lançamento de um produto novo, o que se espera é que as vendas da Nvidia passem por uma queda.

O público não espera comprar produtos que já ofereçam falhas de segurança, desde o lançamento.

Portanto, esses erros encontrados acabaram comprometendo a Nvidia, que, apesar de já ter solucionado o problema, deverá enfrentar um momento de crise nas vendas das placas de vídeo.

Solução

Segundo as informações postadas no próprio site da Nvidia, todas as falhas já foram solucionadas.

O boletim de segurança postado pela empresa foi bem preciso em descrever o que havia acontecido, além de informar sobre cada falha encontrada no sistema.

Para buscar uma solução para o problema, os usuários devem primeiramente se certificar de qual versão e modelo são as placas de vídeo deles.

Segundo o site, as placas de vídeo afetadas foram: 

  • Geforce
  • Quadro, NVS
  • Tesla

Caso a placa seja uma das que apresentou falha, então o usuário deve baixar e instalar o novo software da Nvidia, disponibilizado na plataforma oficial da marca. 

Cada placa de vídeo possui um software com a versão atualizada para download. Por isso, é importante que o usuário possa acessar o site da Nvidia e proceder da forma correta durante a instalação.

Segundo as informações do site, após realizar a atualização do software, os problemas estarão resolvidos e o usuário não estará mais sujeito às falhas previamente apresentadas.