Uber Works: app da Uber para empregos temporários

Depois do Uber, Uber Eats e Uber Pool, surge o Uber Works, aplicativo para empregos temporários.


Na noite de quarta-feira (2), foi anunciado pela Uber que a empresa lançaria um aplicativo para empregos temporários. O Uber Works vai começar a operar em Chicago, para então expandir para outros lugares dos Estados Unidos e do mundo. Neste artigo, é possível conferir mais sobre o lançamento do app.

O aplicativo Uber Works

O Uber Works, novo aplicativo da empresa Uber, promete conectar candidatos a vagas de empregos temporários a recrutadores, permitindo que o pagamento dos serviços seja feito pelo próprio aplicativo, o que torna o aplicativo parecido com outros que já existem nos Estados Unidos.

Há, por exemplo, o Shiftgig e o Workpop, que aparecem com a mesma proposta: de servir de ponte para que pessoas que querem trabalhar temporariamente, sem quaisquer vínculos empregatícios, possam encontrar pessoas que estão oferecendo esse tipo de serviços.

uber works
Foto: (reprodução/internet)

A Uber já firmou parcerias com algumas companhias de recrutamento, que serão as responsáveis por ligar as pessoas que querem um emprego temporário às pessoas que oferecem esse serviço.

Como o Uber Works vai funcionar?

A Uber quer que o aplicativo funcione de modo a garantir que os usuários, tanto empregadores quanto empregados, tenham a melhor experiência possível, de ponta a ponta. Para se cadastrar, o trabalhador precisa registrar o seu currículo e preencher algumas informações que são requisitadas.

ANÚNCIO

Por exemplo, pode ser perguntado se o trabalhador tem disponibilidade de turnos para o trabalho e qual é a sua pretensão salarial. Além disso, no aplicativo Uber Works será possível informar que não poderá trabalhar em determinado dia, seja por qualquer motivo que seja, poderá gerir as horas extras e ainda receber os seus pagamentos.

O objetivo da Uber com o aplicativo Uber Works é fazer com que pessoas que trabalham com funções que usam prioritariamente o trabalho temporário, como é o caso do faxineiro e do cozinheiro, possam encontrar emprego temporário de forma fácil, através de uma plataforma completa que realmente promove essa conectividade.

A crise como gatilho para novas possibilidades

Atualmente, a empresa Uber não está em seus melhores momentos. Em suas atividades tradicionais, pelas quais é amplamente conhecida, enfrenta um déficit um pouco preocupante e, nos últimos tempos, até mesmo os ganhos dos investidores foram zerados.

A empresa vê o Uber Works como uma alternativa para contornar essa situação desfavorável, mesmo sabendo que terá que lidar com os problemas de regulação. Se já é difícil ampliar uma empresa dentro do mesmo país, por conta das disputas jurídicas, mais difícil ainda é ampliar o serviço para outros países, atravessando continentes.

Por esse motivo, não se sabe ao certo quando o serviço da Uber chegará ao Brasil. No momento, o Uber Works quer atingir excelência em Chicago, que fica no estado americano chamado Illinois. Sendo assim, não há ainda datas para o lançamento em outras cidades ou mesmo outros países.

A crise financeira pode abrir um mar de possibilidades para que as empresas invistam em outros meios. Se esta é ou não a chance da Uber de voltar a sair por cima da situação, resta esperar. O que se sabe é que Chicago agora tem um novo aplicativo para que trabalhadores informais encontrem emprego.

ANÚNCIO