Trusted Contacts: Google remove aplicativo que permite rastrear pessoas durante uma emergência

A alternativa sugerida é um recurso ainda em desenvolvimento do Google Maps.

Trusted Contacts: Google remove aplicativo que permite rastrear pessoas durante uma emergência
Foto: (reprodução/internet)

O Google interromperá em dezembro seu aplicativo de compartilhamento de localização de emergência, o Trusted Contacts, e já o desativou do Google Play. Em vez disso, está direcionando os usuários existentes a tentar recursos semelhantes, mas menos úteis, no Google Maps. 

Enquanto o Trusted Contacts permite que o usuário encontre um membro da família mesmo que ele não responda (digamos, se ele estiver inconsciente ou em perigo), o Google Maps exige que ele transmita proativamente sua localização.

O Google Maps tem sido capaz de fazer o compartilhamento de localização em tempo real desde 2017, mas novamente, o usuário tem que optar pelo rastreamento constante, compartilhando a localização com outras pessoas o tempo todo ao invés de apenas transmiti-la para pessoas, o usuário se não responder. 

O eficiente e desativado Trusted Contacts

Trusted Contacts funcionava da seguinte maneira: os usuários adicionam pessoas aos seus contatos que gostariam de compartilhar suas localizações em caso de emergência. 

Se surgir uma, esses contatos podem solicitar uma atualização de status para ver se o usuário está bem e então esperar a resposta com sua localização. Se o contato não responder, o aplicativo compartilha automaticamente a última localização registrada para enviar ajuda.

A alternativa do Google

Dobrar outros aplicativos e recursos para o Google Maps tem sido a estratégia do Google há algum tempo, mas o recurso Maps não parece ser tão valioso. 

E mesmo que seja possível que o aplicativo Trusted Contacts não tenha tido muitos usuários, aqueles que estavam contando com ele precisarão encontrar outra alternativa.

Leia também: Anti-aglomeração: Google Maps informa aos usuários se lugares estão lotados

O Google está finalizando a atividade do aplicativo em dezembro, mas os usuários podem fazer o download de seus contatos de sua página no Trusted Contacts até que o aplicativo seja desativado. Até lá, o usuário também vai poder se familiarizar com o compartilhamento de localização do Google Maps.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Google