Trump afirma que os EUA estão desenvolvendo um programa secreto de armas

ANÚNCIO

As reivindicações do presidente sobre as novas tecnologias foram recebidas com desconfiança por parte de especialistas.

Entre as revelações do novo livro do jornalista Bob Woodward sobre Donald Trump, está que o presidente afirmou ter desenvolvido um novo sistema secreto de armas – possivelmente um sistema nuclear.

ANÚNCIO
Trump afirma que os EUA estão desenvolvendo um programa secreto de armas
Foto: (reprodução/internet)

Em uma das muitas entrevistas que ele deu ao Sr. Woodward para o próximo livro, Rage.

 Donald Trump – que tirou os EUA de vários tratados de controle de armas – discutiu a ameaça da Coréia do Norte no primeiro ano de seu mandato e até que ponto os EUA estavam preparados para um confronto nuclear. De acordo com o Washington Post, foi aqui que ele se vangloriou do novo desenvolvimento.

“Eu construí um sistema nuclear – um sistema de armas que ninguém jamais teve neste país”, o Sr. Woodward cita o presidente dizendo-lhe. “Temos coisas que você ainda nem viu ou ouviu falar”. Temos coisas que Putin e Xi Jinping nunca ouviram falar antes”. Não há ninguém – o que nós temos é incrível”.

ANÚNCIO

Não está claro, pelo trecho citado, se o Trump se referia especificamente a um novo sistema nuclear, mas  Woodward aparentemente confirmou independentemente que existe um novo sistema de armas.

Na ausência de qualquer outro detalhe, a reação dos especialistas em controle de armas foi mista. Muitos têm apontado que, dada a tendência de Trump ao exagero, é bem possível que ele tenha mencionado um progresso menor de uma tecnologia existente.

James Action, co-diretor do Programa de Política Nuclear Carnegie, especulou que, dado o cronograma da discussão que o Sr. Woodward descreve, Trump poderia estar se referindo às novas ogivas de menor rendimento instaladas nos mísseis Trident D5 que foram anunciadas em 2018 e instaladas pela primeira vez no final de 2019 – tendo sido classificado o cronograma da primeira instalação.

“Não acredito que os EUA pudessem construir uma nova arma nuclear realmente em segredo”, escreveu ele. ” Há muito dinheiro para orçamentos confidenciais”. 

O que os especialistas dizem

Andrew Facini, um especialista em armas nucleares da Harvard Extension School, correu uma lista de possíveis candidatos para o novo sistema secreto do Trump em uma thread do Twitter.

E a conclusão foi que, dado que o Sr. Woodward tinha confirmado que o que quer que o Sr. Trump mencionou de fato existia, era provavelmente “algo comum que eles disseram que Trump era fantástico para vendê-lo” ou “algo verdadeiramente novo que ainda não sabemos e que ele não deveria ter falado”.

Além da linha tantalizante sobre o “novo sistema”, o Sr. Woodward também relata discussões de Trump e outros, nas quais eles transmitiram o quão perto os EUA chegaram de um conflito com a Coréia do Norte, bem como o quanto os membros seniores da administração lutaram com suas consciências enquanto trabalhavam para o presidente.

Leia mais: Donald Trump foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz

O General James Mattis, o primeiro secretário de defesa do governo Trump, aparentemente foi à Catedral Nacional de Washington para rezar pela segurança da nação sob o comando do Trump.

Ele também disse ao então diretor da inteligência nacional Dan Coats que o presidente é “perigoso” e “inapto”, e que “pode chegar um momento em que teremos que tomar uma ação coletiva” – presumivelmente uma referência à 25ª emenda, sob a qual a maioria dos secretários de gabinete pode votar para retirar o presidente do poder.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Independent, Washignton Post 

ANÚNCIO