As reivindicações do presidente sobre as novas tecnologias foram recebidas com desconfiança por parte de especialistas.
Entre as revelações do novo livro do jornalista Bob Woodward sobre Donald Trump, está que o presidente afirmou ter desenvolvido um novo sistema secreto de armas – possivelmente um sistema nuclear.
Em uma das muitas entrevistas que ele deu ao Sr. Woodward para o próximo livro, Rage.
Donald Trump – que tirou os EUA de vários tratados de controle de armas – discutiu a ameaça da Coréia do Norte no primeiro ano de seu mandato e até que ponto os EUA estavam preparados para um confronto nuclear. De acordo com o Washington Post, foi aqui que ele se vangloriou do novo desenvolvimento.
“Eu construí um sistema nuclear – um sistema de armas que ninguém jamais teve neste país”, o Sr. Woodward cita o presidente dizendo-lhe. “Temos coisas que você ainda nem viu ou ouviu falar”. Temos coisas que Putin e Xi Jinping nunca ouviram falar antes”. Não há ninguém – o que nós temos é incrível”.
Não está claro, pelo trecho citado, se o Trump se referia especificamente a um novo sistema nuclear, mas Woodward aparentemente confirmou independentemente que existe um novo sistema de armas.
Na ausência de qualquer outro detalhe, a reação dos especialistas em controle de armas foi mista. Muitos têm apontado que, dada a tendência de Trump ao exagero, é bem possível que ele tenha mencionado um progresso menor de uma tecnologia existente.
James Action, co-diretor do Programa de Política Nuclear Carnegie, especulou que, dado o cronograma da discussão que o Sr. Woodward descreve, Trump poderia estar se referindo às novas ogivas de menor rendimento instaladas nos mísseis Trident D5 que foram anunciadas em 2018 e instaladas pela primeira vez no final de 2019 – tendo sido classificado o cronograma da primeira instalação.
“Não acredito que os EUA pudessem construir uma nova arma nuclear realmente em segredo”, escreveu ele. ” Há muito dinheiro para orçamentos confidenciais”.
O que os especialistas dizem
Andrew Facini, um especialista em armas nucleares da Harvard Extension School, correu uma lista de possíveis candidatos para o novo sistema secreto do Trump em uma thread do Twitter.
E a conclusão foi que, dado que o Sr. Woodward tinha confirmado que o que quer que o Sr. Trump mencionou de fato existia, era provavelmente “algo comum que eles disseram que Trump era fantástico para vendê-lo” ou “algo verdadeiramente novo que ainda não sabemos e que ele não deveria ter falado”.
Além da linha tantalizante sobre o “novo sistema”, o Sr. Woodward também relata discussões de Trump e outros, nas quais eles transmitiram o quão perto os EUA chegaram de um conflito com a Coréia do Norte, bem como o quanto os membros seniores da administração lutaram com suas consciências enquanto trabalhavam para o presidente.
Leia mais: Donald Trump foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz
O General James Mattis, o primeiro secretário de defesa do governo Trump, aparentemente foi à Catedral Nacional de Washington para rezar pela segurança da nação sob o comando do Trump.
Ele também disse ao então diretor da inteligência nacional Dan Coats que o presidente é “perigoso” e “inapto”, e que “pode chegar um momento em que teremos que tomar uma ação coletiva” – presumivelmente uma referência à 25ª emenda, sob a qual a maioria dos secretários de gabinete pode votar para retirar o presidente do poder.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Independent, Washignton Post