Tinder facilita a denúncias com novo recurso que ‘esconde’ perfil das vítimas

No mês passado, Bumble introduziu um novo recurso que impediria os maus atores de usar o recurso “inigualável” do aplicativo de namoro para se esconderem das vítimas. Agora a Tinder fez algo semelhante.

Tinder facilita a denúncias com novo recurso que 'esconde' perfil das vítimas
Foto: (reprodução/Tinder)

A empresa anunciou na sexta-feira que em breve lançará uma atualização em seu aplicativo que tornará mais fácil para os usuários denunciar alguém que usou o recurso de “desmascaramento” em um esforço para escapar de seus abusos. Mas, no caso do Tinder, só está facilitando aos usuários aprender como denunciar a violação, em vez de dar às vítimas um botão na interface de bate-papo para denunciar o abuso de forma mais direta.

Os perigos de apps de relacionamento virtual

A Tinder observa que os usuários sempre foram capazes de denunciar qualquer pessoa no aplicativo a qualquer momento – mesmo que a pessoa tivesse usado o recurso de não coincidência. Mas poucos usuários provavelmente sabiam como fazer isso, já que não havia explicações na interface de usuário do aplicativo sobre como denunciar um bate-papo depois que ele desapareceu.

Com a atualização, o Tinder diz que em breve adicionará seu ícone do escudo “Safety Center” dentro da Lista de partidas, onde as conversas acontecem. Isto direcionará os usuários para a Central de Segurança no aplicativo, onde eles poderão aprender como relatar usuários que não são exibidos na Lista de partidas porque usaram o recurso de não coincidência.

Leia também: Twitter planeja relançar o programa de verificação no próximo ano

As atualizações tanto do Tinder quanto do Bumble surgiram após uma investigação da Australian Broadcasting Corporation, que descobriu que 48 dos 231 entrevistados da pesquisa que haviam usado o Tinder disseram que haviam denunciado outros usuários por algum tipo de ofensa sexual. Mas apenas 11 desses relatórios haviam recebido qualquer resposta e ainda menos ofereceram informações específicas sobre o que estava sendo feito.

Atualizações visam proteger os usuários

Embora o Tinder fosse o foco da história, Bumble rapidamente seguiu em frente para dizer que estava mudando como funcionaria a incoerência em seu aplicativo. Em vez de fazer o bate-papo desaparecer quando inigualável, os usuários do Bumble agora recebem uma mensagem que diz que a outra pessoa terminou o bate-papo. Aqui, eles têm a opção de também apagar o bate-papo ou fazer uma denúncia.

A possibilidade de relatar o bate-papo diretamente da caixa de entrada de mensagens é o que torna a solução do Bumble mais útil. O Tinder, por outro lado, está apenas redirecionando os usuários para o que é sua  o Tinder Safety Center , assim podem aprender como fazer tal denúncia.

Leia mais: Facebook e Instagram removem informações enganosas sobre as vacinas da COVID-19

A adição desta etapa extra pode acabar sendo um impedimento para fazer estes relatórios, pois é menos simples do que simplesmente clicar em um botão que diz “Relatório”.

A Tinder também não abordou as outras questões levantadas pela investigação, que dizia que muitos relatórios careciam de acompanhamento ou informações claras sobre as ações que a Tinder estava tomando para abordar as questões.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, ABC