Em breve o usuário pode optar por não ter conteúdo que possa desencadear crises epiléticas.
O TikTok está acrescentando uma nova característica que ajudará as pessoas que têm epilepsia a evitar conteúdo fotossensível potencialmente perigoso.
A pequena plataforma de vídeo já avisa aos criadores se seus uploads contêm efeitos que poderiam desencadear epilepsia fotossensível, mas agora qualquer pessoa que encontrar um exemplo em sua alimentação receberá um alerta que lhe permitirá optar por não ver tal conteúdo no futuro.
Haverá também uma alternância nas configurações de acessibilidade do aplicativo.
Acessibilidade nas plataformas sociais
A Fundação para Epilepsia diz que 1 em cada 26 pessoas nos EUA vai desenvolver epilepsia em algum momento, com um décimo das pessoas sendo afetadas por convulsões.
Leia também: Controle de pais no TikTok: Contas de adolescentes mais privadas
O conteúdo de vídeo que envolve luzes e cores piscantes pode provocar convulsões, por isso é importante que as pessoas possam controlar o que são capazes de ver – particularmente em uma plataforma social como a TikTok, onde o conteúdo é ativamente empurrado aos usuários através de um algoritmo.
Tik Tok e a segurança dos usuários
“Embora a população de pessoas com epilepsia fotossensível seja pequena, o impacto pode ser bastante sério”, diz Laura Thrall, presidente e CEO da Fundação para a Epilepsia.
“É ótimo ver o TikTok abordando esta questão, fazendo mudanças em sua plataforma para que as pessoas em nossa comunidade com epilepsia possam se sentir protegidas ao verem o conteúdo da TikTok”, adicionou Laura.
Leia mais: Falha de segurança do TikTok afeta domínio da plataforma
“Estamos orgulhosos de ter trabalhado com a TikTok nesta iniciativa e realmente apreciamos nossa colaboração contínua”.
O TikTok diz que também tem colaborado com organizações para epilepsia na Europa, Japão e Coreia do Sul que forneceram feedback sobre como a empresa poderia ajudar a tornar o aplicativo mais seguro. O recurso estará disponível nas “próximas semanas”, de acordo com o TikTok.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br