Tablet especialmente projetado para idosos

Dispositivos móveis e inteligentes, como tablets, encontraram seu lugar nas salas de aula e nas instalações de aprendizado, onde são utilizados para ensinar crianças e jovens. No entanto, há outro conjunto demográfico para o qual os tablets inteligentes estão se mostrando incrivelmente úteis. É cidadãos idosos.

Embora seja verdade que os adultos mais velhos não são tão rápidos em se adaptar às novas tecnologias, em comparação com a geração mais jovem, existem muitos dispositivos técnicos projetados especialmente para adultos mais velhos.

Para quem cuida de entes queridos idosos, encontrar uma maneira de simplificar suas vidas é uma prioridade. Tecnologias como o tablet para idosos e dispositivos amigáveis ao usuário estão oferecendo muitas vantagens tanto para os idosos quanto para os cuidadores.

Tablet especialmente projetado para idosos

Além de ser leve para oferecer facilidade de portabilidade, um tablet sênior oferece uma ampla gama de benefícios aos seus usuários.Mas antes de mergulharmos nesses benefícios, vamos entender o que torna os tablets mais fáceis de usar para idosos em comparação com outros dispositivos.

ANÚNCIO

Algumas das características críticas de um tablet são seu tamanho pequeno, peso mais leve e interface simples. No entanto, apesar de serem pequenos em tamanho que um laptop ou um computador, os tablets apresentam uma tela grande com grandes ícones.

Navegar em um tablet usando uma caneta ou tela sensível ao toque é muito mais fácil para um idoso com problemas de destreza. Além disso, o tablet permite maior facilidade para aumentar ou diminuir o tamanho e o brilho do ícone, oferecendo ainda mais facilidade para personalizar a resolução da tela.

Quando se trata de tecnologia operacional, os idosos precisam enfrentar muitos desafios. Pode ser qualquer coisa, desde deficiência física, falta de orientação ou falta de confiança. No entanto, mais e mais adultos estão envolvidos com dispositivos inteligentes e os fazem parte de suas vidas. Segundo a pesquisa, um em cada três idosos possui um tablet e o usa para se comunicar com sua família e amigos.

1. Melhora a comunicação em adultos

A maioria dos idosos mora sozinha ou longe de suas famílias. Esses idosos geralmente sofrem de depressão devido ao isolamento. Ficar virtualmente conectado à família e aos colegas é a melhor maneira de superar a solidão e a depressão.

Os tablets para idosos ajudam a melhorar as habilidades de comunicação em adultos mais velhos. Esses dispositivos vêm carregados com recursos como chamadas de voz e vídeo, mensagens de texto e e-mails. Também pode ser usado para navegar na Internet ou conectar-se com outras pessoas nas plataformas de mídia social.

Alguns tablets inteligentes possuem software de fala para texto embutido, que permite ao usuário eliminar a necessidade de digitar. Pessoas idosas com limitações físicas ou artrite podem fazer uso dessas inovações e permanecer conectadas aos seus entes queridos.

Além disso, dispositivos inteligentes como o tablet para idosos também possuem o recurso de leitor de tela TalkBack, facilitando a operação ideal da pessoa com deficiência visual.

2. Lute contra a depressão e a solidão

Numerosas pesquisas e estudos mostraram que o contato com a família e os amigos desempenha um papel essencial na melhoria da qualidade de vida dos adultos. À medida que os idosos envelhecem, costumam perder a mobilidade e enfrentam dificuldades para acompanhar sua vida social. Eles ficam isolados com os outros, o que deteriora ainda mais sua saúde mental.

Um dispositivo simples, como um tablet para idosos, pode ajudar os idosos a permanecer conectados com sua família e sociedade. Além de ser um meio fácil de comunicação, tecnologias de cabeceira como o tablet Birdsong são pré-carregadas com conteúdo multimídia e jogos.

Os idosos podem manter-se ocupados com jogos emocionantes, quebra-cabeças e conteúdo de vídeo e combater a solidão e a depressão sem medicação.

Conheça o primeiro tablet para idosos do Brasil - Canaltech

3. Mais fácil de operar

À medida que as pessoas envelhecem, elas começam a sofrer perda de ossos e força muscular. Muitos idosos desenvolvem problemas de destreza. Para um indivíduo assim, operar um laptop ou computador com um mouse pode ser uma tarefa desafiadora.

Como o uso de um mouse requer controle muscular, os idosos com problemas de agitação não conseguem usar o mouse para operar um computador. O tablet para idosos com tela sensível ao toque é uma maneira inovadora de eliminar a necessidade de usar o mouse.

Em vez de clicar ou mover um mouse físico, o usuário pode clicar na tela para abrir um aplicativo ou navegar pelo dispositivo.

A tecnologia da tela de toque tornou os tablets mais fáceis de usar. Pessoas com pouca ou nenhuma experiência em operar tecnologia podem operar um tablet com relativa facilidade.

4. Mais fácil de ler

Os tablets são relativamente maiores em tamanho que os celulares. Eles apresentam telas grandes e resolução de tela nítida. Os idosos que desenvolveram problemas de visão devido ao envelhecimento podem se beneficiar desse conteúdo.

Como os tablets são fáceis de aprender a operar, o fator de adaptabilidade os torna a escolha preferida do dispositivo inteligente, mesmo para aqueles com pouca ou nenhuma exposição à tecnologia.

Outro benefício crucial do uso de um tablet inteligente para idosos que vale a pena mencionar é a capacidade de preencher a lacuna entre idosos e tecnologia. Existe uma substancial diferença digital quando se trata da geração mais velha. E, à medida que avançamos para a nova década, essa divisão continuará aumentando.

Mas, graças aos tablets, eles estão ajudando os idosos a atravessar. Um estudo indicou que os tablets inteligentes estão facilitando para os idosos romper as barreiras tecnológicas que antes os mantinham longe de sua vida social.

 

Fonte: TimesTech

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

ANÚNCIO