Snapchat lança Spotlight, novo recurso semelhante ao TikTok

Após assumir o TikTok com recursos musicais no mês passado, o Snapchat está lançando oficialmente uma aba dedicada dentro de seu aplicativo, onde os usuários podem assistir vídeos curtos.

Snapchat lança Spotlight, novo recurso semelhante ao TikTok
Foto: (reprodução/Snapchat)

Este novo recurso, chamado Spotlight, mostrará a criatividade da comunidade, incluindo os vídeos com músicas.

Spotilight, mais novo recurso do Snapchat

O Snapchat diz que seus algoritmos funcionarão para que surjam os snaps exibidos para cada usuário de forma personalizada. Para isso, ele classificará os snaps no novo feed usando uma combinação de fatores, como quantas outras pessoas acharam um determinado snap interessante, quanto tempo as pessoas passaram assistindo, se foi compartilhado com amigos, e muito mais.

Os algoritmos também considerarão fatores negativos, como, por exemplo, se um telespectador pulava assistindo ao snap. Com o tempo, o recurso será adaptado ao usuário individual com base em suas próprias interações, preferências e favoritos. Este é um sistema similar ao que TikTok usa na aba “Para Você”.

Entretanto, no TikTok, somente usuários com perfis públicos podem ter seus vídeos no feed “Para Você”. Enquanto isso, o Spotlight pode apresentar snaps de usuários com contas públicas ou privadas. Estes snaps podem ser enviados diretamente para o Spotlight ou postados em Nossa História.

A privacidade no aplicativo

A empresa diz que os Snaps das contas privadas serão apresentados de forma não atribuída – ou seja, nenhum nome será anexado ao conteúdo. Também não haverá como comentar estes snaps ou enviar uma mensagem ao criador, explica.

Snapchat lança Spotlight, novo recurso semelhante ao TikTok
Foto: (reprodução/Snapchat)

Os usuários maiores de 18 anos podem optar por perfis públicos a fim de ter seus nomes exibidos, o que lhes permite construir um seguimento. Mas embora isto permita aos usuários responderem de forma privada e direta aos criadores, não há mecanismos de comentários públicos sobre o Spotlight.

Isso é uma configuração diferente do TikTok e dá ao Snapchat uma maneira de evitar o incômodo de lidar com a moderação de comentários.

Novas Diretrizes, Termos de Serviço e Termos de Spotlight do Snapchat

A própria alimentação do Spotlight, no entanto, é moderada. A empresa diz que todos os Snaps que aparecem na nova alimentação terão que aderir às Diretrizes Comunitárias do Snapchat, que proíbem a disseminação de informações falsas (incluindo teorias conspiratórias), conteúdo enganoso, discurso de ódio, conteúdo explícito ou profano, intimidação, assédio, violência e outros conteúdos.

As Diretrizes de Destaque especificam que tipo de conteúdo o Snapchat quer, o formato para os Snaps e outras regras. Por exemplo, elas declaram que os Snaps devem ser vídeos verticais com som de até 60 segundos de duração.

Leia também: Snapchat adiciona Voisey ao catálogo, um app de faixas musicais

Eles também devem incluir um hashtag #tópico e devem fazer uso das ferramentas criativas do Snapchat como legendas, sons, lentes ou GIFs, se possível, os snaps também devem ser apropriados para um público +13 . Além disso, as legendas são um novo recurso, projetado para o uso no Spotlight.

Outras funções no aplicativo

Os Snaps também podem usar somente a música licenciada da biblioteca de sons do próprio Snapchat e devem apresentar conteúdo original, não conteúdo redirecionado de outro lugar na Internet. Isso poderia limitar as contas que repassam memes da Internet, que tendem a atrair grandes bases de assinantes em plataformas rivais, como o Instagram e o TikTok.

O feed em si será acessível através de uma nova e proeminente quinta aba na navegação principal da tela inicial do Snapchat, e é designado com um ícone Play.

Leia mais: Aba ‘Learn on Tik Tok’: Novo recurso de educação na plataforma

Com os aspectos de licenciamento musical já eliminados, o Snapchat está agora procurando aproveitar os mais de 4 bilhões de snaps criados por seus usuários todos os dias para alimentar o novo feed. Este movimento representa a maior tentativa do Snapchat de enfrentar o TikTok até hoje.

Snapchat diz que o Spotchat está disponível tanto no iOS como no Android nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha e França, com a adição de mais países em breve.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Snapchat