Samsung divulga oficialmente o chip Exynos 2100 antes do Galaxy S21

A Samsung lançou oficialmente o Exynos 2100 chipset que será o alicerce do Galaxy S21 antes do evento oficial de lançamento deste ano, o Unpacked 2021.

Samsung divulga oficialmente o chip Exynos 2100 antes do Galaxy S21
Foto: (reprodução/Samsung)

O último chip é construído sobre o processo de fabricação EUV (Litografia ultravioleta extrema) de 5nm, com notável desempenho e ganhos de eficiência energética sobre seu predecessor – o Exynos 990. 

Esse novo lançamento é o primeiro chip líder da Samsung com um modem 5G integrado e também o primeiro a adotar o novíssimo núcleo Cortex-X1 da empresa ARM, que é clock )número de ações que o processador consegue executar por segundo) de até 2,9GHz.

Outras especificações também incluem três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 com eficiência energética, proporcionando mais de 30% de melhoria no desempenho multi-core do que o predecessor.

Menos consumo de energia e 5G

O modem integrado 5G do Exynos 2100 suporta os espectros sub-6GHz e mmWave de 2G GSM/CDMA, 3G WCDMA e 4G LTE, para uma forte cobertura de rede e confiabilidade. 

O modem oferece uma velocidade máxima de downlink de até 5,1 gigabits por segundo (Gbps) em sub-6-gigahertz (GHz) e 7,35Gbps em mmWave, ou até 3,0Gbps em redes 4G com suporte à Modulação de Amplitude em Quadratura (QAM) de 1024.

Leia também: Galaxy Unpacked Event: Samsung revela próximos smartphones em janeiro

Diz-se que o consumo de energia é até 20% menor do que o Exynos 990, enquanto o desempenho recebe um aumento relativamente modesto de 10% sobre o mesmo chip. A Samsung alega que isto é possível devido ao processo EUV de 5nm usado no Exynos 2100 octa-core. Diz-se que a performance gráfica foi prejudicada em quase 40% usando uma combinação da GPU Mali-G78 e os mais recentes APIs Vulkan e OpenCL.

Exynos 2100

Não há dúvida de que este é o chipset que aqueles fora da América do Norte verão nos próximos dispositivos Galaxy S21. Mas ao contrário dos anos anteriores, pudemos ver paridade de desempenho com os dispositivos da Qualcomm graças às melhorias que a Samsung fez com o Exynos 2100.

Samsung divulga oficialmente o chip Exynos 2100 antes do Galaxy S21
Foto: (reprodução/Samsung)

Ele pode suportar sensores de câmera de até 200 megapixels, ou seis sensores individuais com processamento simultâneo de quatro, o que significa que a experiência de várias câmeras é possível com este chip verdadeiramente emblemático. O vídeo UHD 4K pode ser codificado em até 120fps, o que significa que é lento em resoluções ainda mais altas, enquanto o vídeo de 8K 60fps pode ser decodificado.

Leia mais: S-Pen chega em outros dispositivos além do Galaxy Note, confirma Samsung

O chipset Exynos 2100 já está em produção em massa e os consumidores estão empolgados para ver se a Samsung finalmente fechou a grande lacuna de desempenho entre seus chips internos e os da Qualcomm. Teremos apenas que esperar e ver como todos estes fatos e números se traduzem em desempenho no mundo real quando a série Galaxy S21 no final desta semana.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5Google, Samsung News