Purificadores de ar NÃO podem protegê-lo contra o coronavírus

ANÚNCIO

Enquanto The Dream City Church, em Phoenix – onde o presidente dos Estados Unidos Donald Trump está marcado para participar de um comício na terça-feira, 23 de junho – alegou que seu prédio possui um sistema de filtragem de ar que pode neutralizar o coronavírus, especialistas duvidaram da capacidade do filtração porque não há evidências de que possa impedir a propagação do vírus.

Desde então, o coronavírus mudou a maneira como tratamos nossa vida cotidiana. As lojas não essenciais estão fechadas, as crianças aprendem em casa e o afastamento social se tornou uma palavra familiar.

ANÚNCIO

Enquanto o fim dessa pandemia está à vista, ainda existem algumas maneiras de lidar com a pandemia. À medida que as pessoas procuram proteger a si mesmas e suas famílias, estão procurando respostas para a tecnologia.

Como o COVID-19 é transmitido de pessoa para pessoa e pode ser transportado pelo ar, você pode pensar que a exposição pode ser minimizada por um purificador de ar. Infelizmente, não é tão fácil.

Essential oil

ANÚNCIO

Os purificadores de ar podem protegê-lo contra o coronavírus?

Não, simplesmente não pode.

Um purificador de ar pode combater causas específicas de problemas respiratórios e aumentar a qualidade geral do ar em sua casa. Ainda assim, um filtro HEPA comum não pode pegar e matar algo tão pequeno quanto um vírus. E se o vírus for detectado, ele poderá sobreviver por um tempo.

Um filtro com PECO pode fazer a diferença, mas apenas de forma limitada. O sistema usado pelos filtros PECO para retirar partículas do ar é capaz de capturar objetos minúsculos.

De acordo com a Dra. Mariea Snell, diretora assistente do Programa Online de Doutor em Enfermagem da Universidade de Maryville, um filtro PECO pode eliminar um vírus do ar devido ao seu tamanho. Ainda assim, ela disse à Digital Trends que “não é provável que isso tenha um efeito significativo, uma vez que o coronavírus vive na superfície por um longo tempo”.

O coronavírus é transmitido pelo toque entre pessoa e pessoa e entra em contato com superfícies infectadas. A maneira mais fácil de combater o coronavírus é evitar o contato com alguém que pode ser infectado e usar boas práticas de higiene. Lave as mãos regularmente e use uma máscara facial aprovada corretamente em áreas onde possa estar exposto a ela.

Ciência de purificadores de ar e vírus

Os ventiladores são usados ??pelos purificadores de ar para sugar o ar e se mover através de um filtro até que o ar filtrado seja liberado do outro lado. Eles são especialmente eficazes na eliminação de odores e partículas grandes no ar. Por exemplo, se você sofre de alergias a animais, um purificador de ar ajudará a prender a caspa e reduzir os sintomas. Por outro lado, é definido o limite do que um purificador de ar absorverá.

Somente os purificadores de ar mais eficientes absorvem apenas partículas menores que 0,1 mícrons ou maiores, e a grande maioria dos purificadores de ar pode absorver apenas 0,3 mícrons ou partículas maiores. Um mícron é uma unidade de medição de um milionésimo de metro, às vezes chamada de micrômetro.

Os principais culpados pela má qualidade do ar interno são maiores que esse limite de tamanho; mofo, pólen e pêlos de animais são todos maiores, e um filtro HEPA comum os prende e remove. Essa pequena margem de erro é o motivo pelo qual os purificadores de ar dizem uma taxa efetiva de 99%.

Os vírus são aproximadamente 100 vezes menores que as bactérias e geralmente têm tamanho entre 0,004 e 0,1 mícrons, o que significa que mesmo os melhores filtros de ar não conseguem remover um vírus do ar.

Problema fundamental

No entanto, mesmo o purificador de ar mais forte não resolve o problema fundamental; como a maioria dos vírus, o coronavírus é transmitido por contato e interação com superfícies contaminadas.

Os purificadores de ar podem desinfetar o ar em um espaço ao longo do tempo, mas as infecções tendem a percorrer curtas distâncias entre pessoas ou propriedades e permanecer em superfícies. Um purificador de ar, mesmo se projetado para destruir vírus, às vezes falha em capturar um vírus até atingir um ser humano ou uma superfície.

Dito isto, os purificadores de ar são ótimos ao longo do ano. O coronavírus não é o único problema, como mostra a horrenda temporada de pólen deste ano. Um purificador de ar pode ajudar a reduzir alergias ao pólen e à estação, remover fungadelas e colocar árvores em seu lugar.

 

Fonte: TimesTech

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

ANÚNCIO