Tudo sobre consultas, saques e extratos do PIS/Pasep

O PIS é o Programa de Integração Social. Em parceria com as empresas, ele contribui com um valor em dinheiro que financia o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. Com isso, o objetivo do PIS é transferir um auxílio aos trabalhadores de baixa renda.

A instituição que faz pagamento do benefício é a Caixa Econômica Federal. Normalmente, as siglas são unificadas em PIS/Pasep. Contudo, o PIS é somente para os trabalhadores de iniciativa privada e o PASEP é um tipo de PIS para funcionários públicos.

Antigamente, esse benefício só contemplava os aposentados e maiores de 60 anos, contudo o serviço foi estendido por decreto do governo federal à trabalhadores de todas as idades e categoria, sejam de iniciativa privada ou pública.

PIS
Foto: (reprodução/internet)

Quem tem direito ao PIS?

Quem realiza o pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal e neste artigo você verá especificadamente forma de consultar seu benefício, como sacar e conferir extrato. Dessa forma, você não irá perder a oportunidade de fazer o recolhimento desse valor.

Para ter acesso ao recebimento do PIS, o trabalhador precisa cumprir as condições listadas abaixo:

  • Estar cadastrado há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido do empregador remuneração mensal média de até dois salários-mínimos no ano que for considerado para fins de atribuição do benefício do PIS;
  • Ter exercido por, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, de atividade remunerada no ano-base que for levado em consideração para apuração do benefício;
  • Ter seus dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado para fins de apuração do benefício.

O saque do PIS/Pasep é realizado em datas pré-estabelecidas, assim como ocorre na liberação do FGTS. Por isso, é importantíssimo saber como consultar seu saldo, fazer saques e consultar seus extratos. Veja como abaixo.

Como consultar o benefício pelo aplicativo

Se você viu as condições e viu que pode receber o PIS o próximo passo é fazer a consulta, que pode ser realizada através do site da Caixa, no site do INSS ou através do aplicativo Caixa Trabalhador

O aplicativo é compatível com Android e iPhone. O primeiro passo é instalar o aplicativo Caixa Trabalhador em seu celular. Para isso, acesso o link de download no Android, ou download no iOS

Depois abra o programa e informe o seu número de CPF ou NIS. Feito isso, toque em “acessar”. Em seguida, verifique na sessão abono salarial se você tem direito ao benefício. Caso possua, é possível consultar o valor tocando em “ver os valores”.

Esse é o processo para consulta o Pis/Pasep pelo aplicativo da Caixa, mas caso não tenha senha de acesso, basta realizar o seu cadastro apertando em “Cadastrar senha”. Depois é só confirmar os seus dados e se registrar.

Consulta online pelo site do INSS

Uma maneira acessível de consultar o PIS é por meio do site Meu INSS. A ferramenta disponibiliza diversos serviços e, além de consultar o seu PIS, você pode conferir o seu tempo de contribuição e outras informações. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Clique em “Entrar” (no canto superior direito);
  • Selecione “Cadastre-se”;
  • Preencha os dados solicitados, que são: data de nascimento, CPF, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado;
  • Clique em “Próxima”.

O sistema vai criar para você, o seu cadastro e anote as informação. Você deve em seguida informar o seu CPF e a senha, faça o login e crie uma nova senha. Depois acesse novamente e desta vez com a senha nova.

Consulta do extrato

É acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha da Internet cadastrada, que é a mesma senha do Cartão Cidadão. Neste serviço, são apresentados o detalhamento dos seus dados cadastrais.

Também aparecem nele os lançamentos realizados na sua conta vinculada nos últimos 6 meses. Na tela de extrato do FGTS estão as contas vinculadas ao FGTS para o NIS (PIS/PASEP/NIT) informando os dados da conta, que são:

  • Dados cadastrais do empregador;
  • Dados cadastrais do empregado;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Saldo.

Os lançamentos verificados na conta (créditos e débitos) relacionados ao mês corrente mais os seis meses anteriores. No extrato completo, há todas contas vinculadas do FGTS, número de inscrição informado, saldo atualizado e os lançamentos das suas contas de FGTS desde o primeiro depósito.