Foi descoberto que uma patente da Apple estava planejando um novo recurso para o MacBook e iPad que seria benéfico para dispositivos de carregamento sem fio como o iPhone e o Apple Watch. Ou seja, MacBooks e iPads logo seriam equipados magneticamente com docas de carregamento sem fio, no descanso do pulso do laptop e na parte traseira do tablet da Apple.
A empresa de tecnologia mais valiosa do mundo tem outro plano para não só trazer a tecnologia mais recente, mas também outra característica que uniria a maioria de seus dispositivos. Menos é mais do que isso, e isso se aplica ao fato de que não se deve esquecer das docas de carregamento com fio e dos acessórios de carregamento MagSafe tanto para o iPhone quanto para o Apple Watch.
O que os boatos dizem
De acordo com o site Patently Apple, uma patente recentemente aprovada pelo Escritório de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos (The United States Patent and Trademark Office) concedeu à Apple, segurança para a nova tecnologia que apresenta “Carregamento bidirecional”, também conhecida como “carregamento reverso”.
O depósito original da patente data já em março de 2016, o que é uma tecnologia de quatro anos de desenvolvimento para a Apple melhorar e aperfeiçoar.
Não seria a primeira coisa que vem à mente com MacBooks e iPads, que suportam carregamento sem fio (mas essas características certamente seriam melhores para os acessórios), ao invés disso, o laptop e o tablet se tornariam hubs de carregamento.
Carregamento sem fio para dispositivos Apple
De acordo com o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, a patente da Apple é chamada “Inductive Charging between electronic devices”, e utilizaria um dispositivo eletrônico para cobrar outro do tipo.
Este empreendimento faria uso de bobinas indutivas para gerar eletricidade a partir do laptop ou tablet, em direção a outros gadgets compatíveis da empresa.
Leia também: Apple espera lançar AirTags, um dispositivo AR e Macs em 2021
As muitas características do MacBook e iPad seriam adicionadas com outro (ou um punhado deles) para carregar em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando colocar um dispositivo sobre o outro. Pontos específicos de carregamento seriam marcados pela empresa, mas apesar de faltarem esses pontos, eles seriam facilmente encontrados pelo dispositivo ao colocá-lo na superfície do dispositivo.
Pedido de patente da Apple: Dispositivos All-in-One para todas as necessidades
O carregamento dispositivo-a-dispositivo já estava disponível para smartphones Android através de fios e cabos OTG (On-The-Go), mas em relação ao carregamento dispositivo-a-dispositivo sem fio, a Apple é pioneira nesta inovação e tecnologia.
Leia mais: Apple alega expansão do LiDAR Scanner para toda a linha do iPhone 13
Isto beneficia a Apple porque ela tem total controle de seus dispositivos que vão desde smartphones, tablets, laptops e outros acessórios.
A mudança para a Apple não seria geral, pois só acrescentaria as bobinas indutivas em locais selecionados nos dispositivos, o que a empresa vem planejando desde 2016 e já criou espaço para estes. Desde que a Apple foi aprovada já no início do ano, o novo recurso pode ser adicionado sobre os novos MacBook Pros que são especulados para ter um lançamento de 14 polegadas e 16 polegadas ainda em 2021.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, Patently Apple