A Intel finalmente desenvolveu o que afirma ser o armazenamento mais rápido do mundo no seu centro de dados. O fabricante gigante de chips disse que seu novo Optane P5800X pode fazer 1,5 milhões de IOPS (Operações de entrada e saída por segundo) de escritas e leituras aleatórias.
A Intel também afirma que pode fazer até 1,8 milhões em cargas de trabalho. A empresa utilizou a potência da PCIe 4.0 para criar o SSD mais rápido para centros de dados.
Optane P5800X
A empresa também lançou uma folha de especificações afirmando que o novo Optane P5800X pode atingir até 7,2GB por segundo de leituras sequenciais. Além desta característica, o novo chip também é capaz de atingir até 6,2GB por segundo de escritas sequenciais.
O novo Optane P5800X da Intel pode proporcionar um desempenho três vezes melhor em cargas de trabalho mistas em comparação com o PCIe 3-powered P4800X, o anterior armazenamento Optane da empresa, que foi revelado em 2017.
Leia também: Windows 10 em ARM finalmente recebe prévia de emulação x64
De acordo com a empresa, o novo produto também pode oferecer 40% de qualidade de serviço e 67% mais escritos por dia.
A impressionante tecnologia da Intel
“A coisa fundamental que Optane faz como SSD são os pontos de desempenho fixos em outras mídias mais lentas”, disse David Tuhy, vice-presidente e gerente geral da Intel para armazenamento de dados optane, para o site ZDNet.
“Basicamente, quando você está usando um SSD para armazenar dados ativos, onde você está manipulando todos os nossos SSDs NAND, e os SSDs NAND de toda a indústria estão ficando exponencialmente mais lentos”, acrescentou ele.
Leia também: Qualcomm anuncia Snapdragon 888, o processador Android 2021
Tuhy explicou que permitir que os fornecedores de nuvens manipulem muitas máquinas virtuais em chips com muitos núcleos é útil para a Intel. A empresa lhes dá a liberdade de fazer isso mesmo sem a parte de armazenamento da equação do sistema.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, ZDNet