Todos os indícios apontam para o Google anunciar seu último Chromecast durante o evento de hardware de amanhã (01).
Ao invés de um aparelho de TV que reproduz o conteúdo enviado pelos aplicativos em seu telefone ou computador, o novo Chromecast finalmente tem um sistema de menu adequado e uma interface de usuário familiar – e agora ele vem com um controle remoto.
É um Chromecast em nome, mas o último dispositivo de streaming do Google é, na verdade alimentado pela TV Android, que mais se assemelha a uma TV Roku ou Amazon Fire TV.
Apps como Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus, HBO Max e muitos outros podem ser baixados no próprio Chromecast.
O usuário pode navegar por eles com o controle remoto e começar a tocar algo sem precisar de outro dispositivo.
Mas enquanto a TV Android é a base do novo Chromecast, toda a experiência parece muito nova.
Ao contrário das TVs da Sony e set-top boxes da Nvidia e de outras marcas que rodam a versão tradicional do Android TV, o Google criou uma nova camada “Google TV” sobre o sistema operacional que substitui completamente a velha experiência da tela inicial.
As novidades do Chromecast
Em vez de deixar você personalizar a tela inicial (o Android TV dá a alguns aplicativos como Netflix e YouTube), o Google TV é tudo sobre agregação, reúne o conteúdo de todos os serviços de streaming que você está inscrito e lista todos eles lado a lado em linhas de recomendações.
Há abas dedicadas para filmes e programas de TV (junto com uma seção personalizada “Para você” que os mistura), mas o Google está claramente tentando quebrar as barreiras entre as plataformas de streaming.
Leia também: Apple, Google e Amazon estão trabalhando em um projeto em conjunto
O usuário ainda pode alternar quais aplicativos paga, e quais não paga. Mas mesmo assim, às vezes você verá itens da HBO Max independentemente de o serviço estar desmarcado.
A tela inicial viu uma revisão dramática, mas ainda há muitas funções da TV Android. Você pode fazer buscas por voz mantendo pressionado o botão do Google Assistant no controle remoto e falando.
A busca universal traz de volta resultados de todos os grandes serviços de streaming, e aqui você ainda verá aquelas fileiras dedicadas a aplicativos como o Netflix. Como antes, o Google Assistant pode controlar seus aparelhos domésticos inteligentes ou verificar o tempo.
É um Chromecast que realmente roda Android TV, com uma novíssima interface de software “Google TV” que é exclusiva deste dispositivo, por enquanto.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: The Verge,