Nvidia pode criar novas placas gráficas específicas para mineração de bitcoin

A Nvidia está investindo em uma nova área, a mineração de bitcoins, e afirma que a linha CMP (cryptomining) pode ser reiniciada se houver demanda.

Nvidia pode criar novas placas gráficas específicas para mineração de bitcoin

A situação com as placas gráficas RTX 3000 da Nvidia é terrível. Não só os consumidores estão lidando com a falta geral de disponibilidade delas, mas também há o recente imposto sobre as importações chinesas que aumentam os preços dos produtos.

Nesta mistura está o valor altíssimo das moedas criptográficas, como Bitcoin e Ethereum, criando uma demanda de modo. Mas a Nvidia está contemplando um plano que poderia abordar esta última questão: Cartões criptográficos baseados em amperes.

O novo projeto da Nvidia

Os receios de que a escassez de RTX 3000 esteja para piorar ainda mais chegaram há algumas semanas, quando o Bitcoin atingiu $40.000. A agravar os problemas está a isenção de 25% do imposto sobre placas gráficas importadas da China-mobos e GPUs em setembro, mas que expirou sem renovação no final do ano passado. A situação levou a EVGA, Zotac e Asus a aumentar os preços de suas placas.

Leia também: Intel lança o Core i9-11900K: Até 50% de melhoria no desempenho com memória DDR4-3200

Embora os gamers apreciem a capacidade da linha RTX 3000 de oferecer excelente desempenho a um preço mais baixo, isso também os torna atraentes para aqueles que estão construindo plataformas de mineração de bitcoin.

Nvidia pode criar novas placas gráficas específicas para mineração de bitcoin

É uma situação que está se repetindo: em 2017, os preços das placas gráficas subiram, pois a demanda superou em muito a oferta.

Entretanto, a Nvidia poderia ter um plano na manga. De acordo com o site Seeking Alpha, falando na 19ª Conferência Anual J.P. Morgan Tech/Auto Forum, Colette Kress, a diretora financeira da empresa, disse: “Se a demanda criptográfica começar ou se virmos uma quantidade significativa, também podemos usar essa oportunidade para reiniciar a linha de produtos CMP para atender à demanda de mineração em andamento“.

O cartão P106-100 6G

CMP é uma referência às GPUs específicas de mineração de bitcoin a Nvidia que carecem de saídas de exibição, que são desnecessárias para a mineração. Introduzi-los poderia ajudar a levar mais produtos RTX 3000 aos gamers, mas a Nvidia diz que precisa ver primeiro as provas da demanda dos mineiros.

“Não temos visibilidade de quanto da demanda final da GeForce RTX 30 vem da mineração”, disse Kress. “Portanto, não acreditamos que seja uma grande parte do nosso negócio hoje. A demanda de jogos é muito forte e achamos que é maior do que nossa oferta atual”.

Leia mais: AMD revela processadores Ryzen 5000 Mobile para notebooks e gamers

Enquanto isso, outras empresas de tecnologia também estão desenvolvendo outros projetos voltados para o mercado de moedas criptografadas. A AMD espera que mais de seus cartões cheguem no site da empresa neste trimestre. E a Nvidia, por sua vez, adverte que o fornecimento será “enxuto” até abril.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Spot, Seeking Alpha