Os novos recursos de proteção de senha no Google Chrome 88

O recém lançado Chrome 88 adiciona em seu navegador uma maneira mais rápida de verificar se há senhas fracas e atualizá-las através das configurações do Chrome.

Os novos recursos de proteção de senha no Google Chrome 88
Foto: (reprodução/internet)

Google remove lote de extensões maliciosas do Chrome que roubam os dados dos usuários. Após o lançamento do Chrome 88 esta semana, o Google anunciou uma série de novos recursos de proteção por senha que começarão a ser lançados no Chrome 88 nas próximas semanas.

Os recursos do Chrome 88

O Chrome 88 inclui um novo recurso para verificar rapidamente a existência de senhas fracas ou comprometidas e solucionar o problema. Após clicar no avatar do perfil, agora há um ícone chave que pode ser clicado para começar a verificar se há senhas fracas.

Também no Chrome 88, os usuários podem gerenciar e editar todas as senhas nas configurações do Chrome no desktop e no iOS. O Google está planejando trazer este recurso para o aplicativo Android Chrome em breve. 

O objetivo deste recurso é facilitar a atualização de senhas salvas em um local central, ao contrário de confiar apenas nos avisos do Chrome para atualizar senhas únicas ao fazer login em websites.

Verificação de segurança do Google Chrome

Graças à Verificação de Segurança do Chrome que alerta os usuários sobre quaisquer credenciais comprometidas que tenham, o Google diz que houve uma redução de 37% nas senhas armazenadas no Chrome. Além disso, a Verificação de Segurança é usada 14 milhões de vezes por semana, de acordo com o Google.

Leia mais: Os novos recursos e correções da nova pré-visualização do Windows Admin Center

No ano passado, o Google permitiu que os usuários do iOS preenchessem automaticamente as senhas salvas no Chrome em outros aplicativos e navegadores. Agora está fazendo isso para três milhões de entradas em aplicativos iOS a cada semana.  

Os novos recursos de proteção de senha no Google Chrome 88
Foto: (reprodução/ Dado Ruvic/REUTERS)

No ano passado, o Google adicionou a autenticação biométrica para o recurso de preenchimento automático no iOS e em breve trará esta proteção adicional ao Chrome no Android. Antes do preenchimento automático, os usuários do iOS precisam usar Touch ID, Face ID, ou a senha do telefone antes de preencher automaticamente uma senha salva em outro aplicativo ou website.  

Os recursos de gerenciamento de senhas com o Chrome 88 serão implementados nas próximas semanas, diz o Google.

Modo escuro e avatar do usuário

O Chrome 88, lançado no início da semana, foi a primeira versão do Chrome em anos a não incluir o Adobe Flash Player no navegador. O Flash chegou ao fim em 2020, portanto Mozilla, Google, Apple e Microsoft também encerraram o suporte ao Flash em seus respectivos navegadores. 

O suporte para Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) também foi desativado no Chrome 88, que agora também bloqueia downloads de arquivos HTTP a partir de páginas web HTTPS.

Leia também: Novo gerenciador de senhas da Microsoft funciona no Edge, Chrome e dispositivos móveis

O Chrome 88 vem com um recurso experimental para procurar todas as abas através de uma nova janela popup que pode ser acessada clicando em uma seta para baixo acima do avatar do usuário. Para testar a pesquisa de abas, os usuários podem ir para chrome://flags/ e pesquisar por “Habilitar pesquisa de abas”.

Os usuários também podem testar um novo recurso “Modo escuro para conteúdo na web” no Chrome 88. Novamente, é uma funcionalidade experimental no chrome://flagss/ que pode ajudar a garantir que sites com fundos brancos tenham fundos escuros.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: ZDNet, Google