Novo recurso do Telegram pode revelar o local exato do usuário e comprometer segurança

“Pessoas próximas” é o  recurso do Telegram que pode ser explorado para revelar o local exato do usuário, e a empresa diz que essa atividade “é esperada”.

Novo recurso do Telegram pode revelar o local exato do usuário e comprometer segurança
Foto: (reprodução/internet)

Um localizador de erros alega que a característica do Telegram, o “Pessoas próximas” pode ser facilmente explorada para encontrar a localização exata e ver seus perfis. Entretanto, o Telegram não parece encontrar nenhum problema com o recurso.

Um post no blog Ahmed’s Notes ilustrou como o recurso pode ser explorado para rastrear usuários próximos, ver seus perfis e achar sua localização.

“Pessoas próximas” do Telegram

O recurso de Telegram permite o envio de mensagens privadas para outros usuários próximos. Além disso, os detalhes do perfil daqueles que ativaram a visibilidade (“Parar de me mostrar”) serão exibidos aos usuários ao seu redor.

O Telegram acrescentou esta característica em junho de 2019, enquanto a versão 2.0 foi lançada em fevereiro de 2020. Se os usuários ativaram a opção de visibilidade, seus nomes de perfil e fotos aparecerão nos contatos das pessoas que utilizam a opção “Pessoas Próximas”.

Isto permitirá aos usuários enviar mensagens para outros usuários próximos a eles, mesmo que fechem o aplicativo ou naveguem para longe dele.

O perigo mora ao lado

Um dos autores do blog Ahmed’s Notes escreveu um post sobre como localizar um usuário com o recurso usando uma simples triangulação. De acordo com o post do Ahmed’s Notes, o recurso “Pessoas próximas” pode revelar a localização exata do usuário e a distância em que a pessoa está.

Novo recurso do Telegram pode revelar o local exato do usuário e comprometer segurança
Foto: (reprodução/internet)

Um usuário pode traçar as coordenadas de três pontos dos outros simplesmente andando dentro de 11km usando um aplicativo de localização como o Fake GPS. Eles podem observar a que distância a pessoa está desses locais e encontrar sua localização exata.

O post também observou que ter uma medição tão precisa faz com que as pessoas próximas sejam propensas a usar e explorar de forma errada.

O Telegram não encontra nenhum problema com o recurso “Pessoas Próximas”

Em 22 de dezembro, Ahmed alegou ter comunicado ao Telegram com detalhes completos sobre como a exploração do recurso pode ser realizada e a empresa pediu-lhe que criasse um vídeo sobre o mesmo, o que ele fez.

Após 14 dias, Telegram observou que a seção “Pessoas Próximas” está desativada por padrão enquanto os usuários que optarem por compartilhar sua localização poderiam habilitar o recurso.

Leia mais: Google não atualiza apps no iOS para evitar fornecer detalhes de privacidade

“Espera-se que a determinação da localização exata seja possível sob certas condições”, disse o Telegram no e-mail compartilhado no post. A empresa acrescentou que seu programa de recompensa de bugs não cobre a exploração.

A privacidade do Telegram

Com quase 500 milhões de usuários usando o Telegram, que destaca suas características de privacidade, particularmente as chamadas de vídeo criptografadas de ponta a ponta para aplicativos iOS e Android, embora as chamadas em grupo ainda não estejam disponíveis.

Os usuários podem fazer videochamadas para qualquer pessoa em seus contatos enquanto também podem ter conversas ao mesmo tempo.

Leia também: WhatsApp começa compartilhamento de dados do usuário com o Facebook

Enquanto isso, o Telegram introduzirá novos recursos em 2021 que usuários Premium podem pagar, já que a plataforma tem como objetivo atingir bilhões de usuários em todo o mundo. Entretanto, todas as funcionalidades que atualmente são gratuitas, continuarão a ser gratuitas.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Ahmed’s Notes, Telegram