A LG divulgou seu primeiro smartphone deslizante, dando um breve vislumbre do novo fator forma durante a convenção de tecnologia, a CES 2021 da empresa hoje (11). Enquanto o fabricante de telefones tem flertado com alguns designs mais incomuns para dispositivos em resposta a aparelhos como o Samsung Galaxy Z Fold 2, também tem trabalhado em um design ainda mais atraente.
O próximo smartphone LG previsto – que deverá ser lançado como o LG deslizável – irá, à primeira vista, assemelhar-se a um smartphone regular, retangular. No entanto, ele também deslizará para fora, sendo revelado um painel OLED flexível maior à medida que se converte em um pequeno tablet.
É uma abordagem diferente daquela que a Samsung e a Huawei utilizaram para seus dispositivos dobráveis (‘flip’). A vantagem para o smartphone da LG é que significa que não é necessário nenhum display externo secundário, ao contrário do Galaxy Z Fold 2.
Em vez disso, a interface – que é quase certo ser Android – pode se adaptar à quantidade de tela que tem em exposição, ampliando ou contratando a IU (interface do usuário) e quaisquer aplicativos de acordo.
O mercado dos novos smartphones
A TCL virou a cabeça no ano passado com um conjunto de protótipos dobráveis, mas foi sua ideia de um rolo que atraiu mais atenção. Como com o telefone da LG, inicialmente parece um smartphone comum, mas desenrola seu painel em um fator de forma semelhante a uma mesa.
Na época, embora o TCL dissesse que tinha protótipos funcionais, o design que exibia era uma maquete não-funcional. LG não nos deu muito mais do que isso, com sua provocação do dispositivo longe de ser uma demonstração completa.
Leia também: LG anuncia projeto de portas OLED automáticas transparentes
É justo dizer que as atuais respostas da LG para o mundo dos telefones dobráveis não têm sido comuns. Seus modelos de tela dupla, usando uma tela secundária que se fixa para fazer uma clamshell, têm sido relativamente acessíveis, mas carecem da flexibilidade – ou fator de uau tecnológico – do que a Samsung tem feito com o Galaxy Fold.
Prós e contras
Enquanto isso, o “LG Wing” – com um design rotativo que revela uma segunda tela sensível ao toque por baixo – é atraente, mas não totalmente prática.
Leia mais: S-Pen chega em outros dispositivos além do Galaxy Note, confirma Samsung
Em contraste, o LG ‘deslizante’ poderia ser muito mais atraente – supondo, ou seja, que o LG acerte todos os detalhes. O smartphone terá algumas peças mecânicas complexas no interior para fazer esse mecanismo funcionar; não está claro se o LG deslizante prevê usar é motorizado ou operado manualmente, por exemplo, cada um vindo com seu próprio conjunto de desafios.
A durabilidade a longo prazo do OLED deslizável também é uma questão significativa. A Samsung não encontrou problemas com o Galaxy Fold de primeira geração, e a LG procurará escapar do maior número possível daqueles com seu rolo.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Slash Gear, LG