Nova patente da Oppo revela primeira câmera removível para smartphones

Com os novos telefones com telas flip sendo uma das maiores inovações em tecnologia de smartphone, poderia ser difícil imaginar o que as empresas de tecnologia seriam capazes de fazer a seguir, até agora.

Nova patente da Oppo revela primeira câmera removível para smartphones
Foto: (reprodução/internet)

Uma patente recente revela que a Oppo pode estar planejando fazer smartphones com câmeras removíveis no futuro.

Nova patente da OPPO

De acordo com um artigo da SlashGear, os fabricantes de telefones tiveram anteriormente uma relação de amor e ódio junto com a câmera frontal. Ainda é praticamente a única razão pela qual alguns telefones têm até mesmo concentrado seus recursos na criação de telefones com recursos para melhores selfies, bem como de videochamadas.

Há poucas soluções para esconder ou mesmo remover completamente a câmera frontal. Desde os cortes de entradas no dispositivo até o sub-display, mas existem outras maneiras para contornar esse problema.

A última patente do Oppo, tecnicamente, não gira em torno da câmera selfie, mas sim sua nova ideia de um sistema de câmera mais modular, removível e também atualizável, que indiretamente tratará disso.

Telefones modulares

O setor agora desistiu da ideia principal de ter telefones modulares depois que o conhecido Projeto do Google, o Ara foi anteriormente descontinuado e o conhecido LG G5 foi considerado impopular. Isto, entretanto, não significa que os telefones modulares não venham com benefícios especialmente econômicos a longo prazo.

Leia mais: Samsung testa o desenvolvimento de um smartphone transparente

De acordo com o site 91mobiles, a patente foi mostrada com a nova aquisição da OPPO sobre a câmera modular. Durante seu estado normal, a câmera é vista aninhada diretamente na parte de trás do smartphone.

A diferença, entretanto, é que agora ela pode ser removida diretamente das costas do telefone. Isto revela um conector USB-C em particular que serve como uma espécie de forma de a câmera se comunicar instantaneamente com a própria placa principal do telefone.

Não é a primeira patente

Embora isto possa teoricamente resultar em uma câmera facilmente atualizável ou substituível, que também pode abrir a porta para outros usos futuros em outros dispositivos.

O mesmo conector USB-C pode ser conectado diretamente ao carregador principal do telefone, bem como à entrada de dados. Isto deve transformá-lo em uma câmera de auto-fé em particular. No entanto, isto ainda exigiria o uso do próprio telefone diretamente de cabeça para baixo.

Leia também: Colaboração da Samsung com a Apple: A chave para câmera do iPhone 13

Diz-se que a patente também descreve uma conexão sem fio específica, como Bluetooth e Wifi, assim como uma bateria integrada que permitiria que o modelo de câmera fosse utilizado tanto de forma independente quanto remota. Por mais interessante que a ideia possa ser, ela ainda é apenas uma patente e não inclui a garantia final de que o próximo recurso será lançado.

Por coincidência, também foi relatado que a Vivo tem com uma ideia muito semelhante, bem como um protótipo funcional que poderia utilizar uma câmera popup removível nos smartphones.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, 91mobiles, SlashGear