Nova IA da Microsoft ajuda com acessibilidade no Word e Outlook

ANÚNCIO

O algoritmo até supera os humanos em algumas tarefas limitadas.

Nova IA da Microsoft ajuda com acessibilidade no Word e Outlook
Foto: (reprodução/internet)

A Microsoft desenvolveu um novo algoritmo de captação de imagem que excede a precisão humana em certos testes limitados. 

ANÚNCIO

O sistema de IA tem sido usado para atualizar o aplicativo assistente da empresa para deficientes visuais, Seeing AI, e logo será incorporado a outros produtos Microsoft como Word, Outlook e PowerPoint. 

Lá, ele será usado para tarefas como a criação de legendas para imagens – uma função que é particularmente importante para aumentar a acessibilidade.

“O ideal seria que todos incluíssem texto para todas as imagens em documentos, na web, nas mídias sociais – pois isso permite que pessoas cegas acessem o conteúdo e participem da conversa”, disse Saqib Shaikh, gerente de engenharia de software da equipe de IA da Microsoft, em uma declaração à imprensa.

ANÚNCIO

“Mas, infelizmente, as pessoas não o fazem. Portanto, há vários aplicativos que usam legendas de imagens como forma de preencher textos quando faltam”.

Estes aplicativos incluem o próprio Seeing AI da Microsoft, que a empresa lançou pela primeira vez em 2017. 

Seeing AI

O Seeing AI usa a visão por computador para descrever o mundo como visto de uma câmera de smartphone para deficientes visuais.

Ele pode identificar itens, ler e digitalizar texto, descrever cenas e até mesmo identificar amigos. Também pode ser usado para descrever imagens em outros aplicativos, incluindo clientes de e-mail, aplicativos de mídia social e aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Leia mais: O Google facilita o uso dos recursos de voz para pessoas com deficiência

A Microsoft não revela números de usuários para Seeing AI, mas Eric Boyd, vice-presidente corporativo da Azure AI, disse ao The Verge que o software é “um dos principais aplicativos para pessoas cegas ou com baixa visão”. 

Seeing AI foi eleito o melhor aplicativo de assistência três anos seguidos pela AppleVis, uma comunidade de usuários de iOS cegos e com pouca visão.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Microsoft

ANÚNCIO