Microsoft One Outlook vai unificar Web e aplicativos Windows 10 no próximo ano

Nos primeiros tempos dos desktops e da Internet, a Microsoft conquistou não apenas o espaço de produtividade com o Office. Hoje, o Microsoft Outlook é quase como uma memória distante e suas versões díspares e desconexas em diferentes plataformas não lhe estão fazendo nenhum favor.

Microsoft One Outlook vai unificar Web e aplicativos Windows 10 no próximo ano
Foto: (reprodução/internet)

A Microsoft aparentemente ainda não desistiu de tentar recuperar esse prestígio e agora está trabalhando para fazer de uma nova versão do Outlook a única versão para ambos Web, Macs e especialmente para Windows 10.

Outlook e Windows, uma série de inconsistências

Apesar de ser a principal plataforma de e-mail, calendário e gerenciamento de contatos da Microsoft, o Outlook ironicamente não é a solução padrão pré-instalada no Windows 10. Esse ponto pertence ao aplicativo Mail e Calendário abaixo que, apesar das numerosas iterações, continua a ser um incômodo para usar, sem mencionar que é inconsistente com a única versão que se pode usar na Web, que é, bem, o Outlook Web.

Leia mais: Microsoft planeja mudanças na interface do Windows

A Microsoft está agora corrigindo essa discrepância, encerrando o e-mail e o Calendário no futuro. Sob o codinome “Projeto Monarch“, a empresa está implementando seu plano “One Outlook” criando uma única versão do Outlook que funcionará tanto na Web quanto em desktops.

Isso praticamente significa transformar o Outlook Web em um aplicativo PWA (Progressive web app), que é a estratégia geral da Microsoft nos dias de hoje.

Os planos da Microsoft

De acordo com o site Windows Central, este novo Outlook para Windows e macOS oferecerá a mesma experiência que a versão Web com alguns recursos adicionais para fazê-los sentir e se comportar como aplicativos nativos. Isso significa armazenamento offline e notificações, para começar, bem como integração com as notificações do sistema operacional.

O aplicativo poderá ser mais leve em comparação com o Mail e o Calendário e suportará tanto as contas pessoais quanto as contas comerciais do Outlook.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Slash Gear, Windows Central