Mercado Pago agora conta com navegação gratuita

A gratuidade servirá para serviços como recarga de celulares, transações financeiras e pagamentos realizados com o QR Code, que não consumirão mais do plano de dados de internet.


O Mercado Pago anunciou, na última segunda-feira (4), que, a partir de agora, a navegação do aplicativo passará a ser gratuita. Em outras palavras, isso significa que utilizar o aplicativo não consumirá mais do seu plano de dados de internet. Essa gratuidade servirá para 3 ocasiões específicas:
– Recarga de celulares;
– Transações financeiras;
– Pagamentos realizados utilizando o QR Code.

A iniciativa parte da ideia de melhorar o acesso à navegação para os pequenos empreendedores ou empreendedores individuais, que gastam muito do seu plano de dados do celular quando realizam várias transações por dia.

Outro motivo é para que o empreendedor também não perca vendas, caso se encontre sem internet por algum motivo. Essa vantagem vale para os empreendedores que tiverem o aplicativo instalado em um smartphone iOS ou Android.

do Mercado Pago
Foto: (reprodução/internet)

Como funciona a gratuidade do Mercado Pago?

Para poder usufruir dessa gratuidade ao utilizar o aplicativo de vendas em seu celular, o dono do empreendimento precisa ter um chip ativo e com plano de dados de uma dessas 3 operadoras: Vivo, Tim ou Claro.

ANÚNCIO

O dono não precisa estar com o plano de dados funcionando (por exemplo, quando a pessoa já utilizou 100% dos seus dados), mas precisa estar em um local que possua internet 3G ou 4G da sua respectiva operadora.

Caso tenha um plano de dados ativo e funcionando no momento das transações (e sendo das operadoras citadas acima), os dados do pacote não serão consumidos. Essa iniciativa só foi possível devido à parceria feita com a MUV, uma empresa de Telecom e marketing.

A MUV emitiu o seguinte comunicado:

“Investimos para facilitar o uso do app do Mercado Pago e entendemos que seria importante eliminar essa barreira para compradores e vendedores. Assim, também, damos um importante passo para contribuir com a democratização do dinheiro e oferecer uma experiência em pagamentos mais acessível a todos”.

Vantagens para os usuários do Mercado Pago

Uma reclamação antiga dos usuários do app do Mercado Pago (bem como de todos os outros tipos de aplicativos semelhantes) era sobre perder vendas quando estavam sem planos de dados ou mesmo sem sinal de internet de suas operadoras.

Essa atualização do Mercado Pago vem para suprir essas reclamações e melhorar a interação entre empresário e cliente que utilizam o aplicativo. Além disso, para quem vende utilizando o aplicativo, existe uma série de benefícios. Entre eles estão:

  • Possibilidade de transferir os valores recebidos para conta-corrente ou cartão pré-pago disponibilizado pelo Mercado Pago;
  • Possibilidade de pagar contas e boletos diretamente no aplicativo, utilizando o saldo dos valores recebidos;
  • Poder realizar recarga de celulares e, também, do Bilhete Único pelo aplicativo;
  • Fazer pagamentos instantâneos em estabelecimentos que utilizem QR Code como forma de pagamento;
  • Abastecer em qualquer posto de combustível Shell do país;
  • Poder deixar os valores “rendendo” no aplicativo. A “poupança” do aplicativo rende 100% do CDI (liquidez diária), rendendo mais do que uma “poupança normal”.

Por fim, a MUV é responsável por uma série de projetos nessa área de gratuidade para apps no Brasil. Alguns exemplos de trabalhos em aplicativos já realizados por eles são nas empresas:

  • Netshoes;
  • iFood;
  • Santander;
  • Magazine Luiza;
  • Carrefour.
ANÚNCIO