Saiba quais são os melhores aplicativos de carona

Atualmente, temos diversos aplicativos que nos permitem solicitar carros. Mais barato que o táxi tradicional na maioria das vezes, esses aplicativos possibilitam chegar mais rápido a um destino ou retornar para casa em mais segurança que o transporte público. Mas ele não é o único aplicativo disponível e você não deve apenas contar apenas com ele.

Os aplicativos de carona podem facilitar a mobilidade dos usuários, tanto dentro das cidades quanto em rotas intermunicipais.

Além do preço competitivo, as plataformas oferecem atrativos extras, como a oportunidade de conhecer pessoas ou ainda criar grupos com usuários que fazem o mesmo trajeto com frequência. 

carona
Foto: (reprodução/internet)

A ideia dos aplicativos é proporcionar resoluções para problemas do nosso cotidiano. Primeiro, pelo fato de que o sistema do metrô não é tão eficiente para a enorme quantidade de pessoas que circulam por ele. Fora que muitas vezes as rotas não favorecem o destino de muitos passageiros, fazendo com que tenham que caminhar longas distâncias para chegarem ao seu destino final. 

BlaBLaCar 

O aplicativo é uma espécie de rede social focada em caronas, e combina economia compartilhada à oportunidade de socialização. Presente em 22 países e com 60 milhões de usuários, 2 milhões deles somente no Brasil, o aplicativo une quem precisa viajar a quem tem espaço disponível no carro, permitindo o rateio dos custos do percurso. 

ANÚNCIO

99 Pop

O aplicativo funciona de maneira semelhante ao Uber. Sua principal vantagem em relação ao rival é a comissão do motorista, já que o 99 tira um percentual menor das corridas. A ferramenta está disponível para os dispositivos Android ou iPhone.

Cabify

Podemos dizer que a disputa entre os principais aplicativos de carona no Brasil se resumem à 99, Cabify e Uber. Assim como seus rivais, o Cabify permite a motoristas oferecerem transporte pela cidade por meio do app. O aplicativo uniu forças com o Easy Taxi e também oferece esse tipo de serviço, permitindo comparar o transporte particular com os táxis na mesma tela. O Cabify pode ser baixado nos celulares da Apple ou em smartphones Android.

Uber

Usando caronas pagas, o aplicativo permitiu uma nova forma de gerar renda para quem tinha um carro ocioso na garagem. Do lado do consumidor, o Uber fez com que muitas pessoas que não tinham condições de chamar um táxi tivessem acesso a esse tipo de serviço. Principalmente em locais onde o transporte público não funciona 24 horas. Se ainda não sabe como usar o Uber, confira este artigo para aprender e baixe o app em seu Android ou iPhone.

Waze CarPool

Seu sistema é mais parecido ao do BlaBlaCar, unindo motoristas que já tem um local específico como destino com usuários sem carro que também estão indo para o mesmo lugar. É uma alternativa mais barata que o próprio Uber, mas é necessário lembrar que está pegando uma carona, não um transporte particular. Você pode usar o Waze Carpool tanto no Android quanto no iPhone.

CaronaPhone

Usando o mesmo conceito das caronas compartilhadas, o Carona Phone funciona de maneira bastante semelhante para os motoristas e caronistas. Ou seja, basta registrar o local para onde quer ir e o sistema se encarregará de encontrar usuários que estejam indo para o mesmo lugar. 

Ao conseguir parear os usuários, você pode começar a conversar com o motorista e outros parceiros de carona. Dessa maneira, é possível conhecer quem está para pegar carona com você, com a opção de aceitar ou rejeitar (caso você não sinta segurança para viajar com essa pessoa). O Carona Phone pode ser baixado na Google Play ou App Store.

ANÚNCIO