O melhor chip SoC ARM da Apple para o Mac, o M1, agora tem a chance de conhecer um dos melhores e melhores sistemas operacionais baseados em computador, o Linux OS, graças ao Corellium que recentemente lançou seu primeiro beta. Os downloads já estão disponíveis para usuários do mundo todo, mas seus desenvolvedores e equipe estão sugerindo esperar por outra confirmação para seu lançamento beta.
O Linux é um sistema operacional preferido pelos desenvolvedores que difere do sistema operacional mais amigável do mundo, que é o Microsoft Windows e o Apple Mac. O sistema operacional enfrentou as provas de tempo, usabilidade e número de usuários, e permaneceu como um dos mais preferidos, sendo um kernel que iludiu o UNIX e seu código principal.
A empresa que é conhecida por criar um localizador de bugs no sistema operacional da Apple (e ganhou inicialmente uma ação judicial contra o gigante Cupertino), Corellium, desenvolveu um sistema operacional Linux que pode rodar no mais recente chip baseado no ARM.
Enquanto o MacOS 11, também conhecido como “Big Sur”, é o sistema operacional principal, o Mac da Apple também acomoda outros sistemas operacionais como Windows e Linux em sua plataforma.
Lançamento do beta da Corellium para Mac M1
De acordo com o tweet da Corellium e CTO Chris Wade (@CorelliumHQ), a empresa lançou um “beta muito cedo” do sistema operacional Linux que pode rodar no chip M1 da Apple, permitindo uma execução multiplataforma em computadores Mac. Entretanto, este lançamento, estando no beta inicial, é recomendado para usuários avançados que sabem como executá-lo sem a assistência da empresa.
O Corellium CTO já emitiu um aviso justo para as pessoas a respeito da complexidade do Linux no download, instalação e execução nos chips da próxima geração baseados no ARM da linha Mac. A empresa ainda está nos estágios iniciais do desenvolvimento da versão Mac do Linux e ainda está trabalhando para integrá-la totalmente na nova plataforma da Apple.
Leia mais: Apple começa a bloquear download de aplicativos do iPhone e iPad para Mac M1
Em breve seguirão instruções para o lançamento da versão beta inicial do Linux nos Macs M1, que pode ser instalada através do método “Command + R” e usando um drive externo e o método SMP. Wade disse que os usuários precisam esperar até amanhã, 18 de janeiro, ou nos dias seguintes da semana, para a instalação completa do processo passo a passo.
Linux Beta para Mac M1: Como baixar
O Linux da Corellium para M1 Macs é chamado de “Linux Macho“, que apresenta os primeiros estágios beta do sistema operacional que visa trabalhar nos computadores Mac M1 da Apple. Esta característica permitiria aos usuários usar a potência do chip Silicon para executar o Linux e executar ou proceder para fazer seu trabalho ou o que for necessário.
Leia também: iOS 14.4 da Apple e iPadOS 14.4 para desenvolvedores: Confira novos recursos
O download beta inicial do Linux Macho está disponível no site da Corellium e é recomendado para usuários avançados que sabem como manipular tanto o MacOS quanto o sistema operacional Linux para fazê-lo funcionar. As instruções devem ser seguidas a partir do Corellium.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, iClarified, Twitter