James Bond na vida real: Submarino-conversível é construído no Reino Unido

ANÚNCIO

Uma empresa britânica quase completou a construção da “superfície submarina mais avançada do mundo” que é capaz de operar tanto sobre quanto sob as águas. O pensamento “que soa familiar” ao ler sobre este conversível se deve ao fato de ter sido realmente um conceito mostrado em um filme de James Bond.

James Bond na vida real: Submarino-conversível é construído no Reino Unido
Foto: (reprodução/internet)

 O sonho de James Bond 1977 vira realidade

De acordo com um artigo do Daily Mail, a embarcação VICTA, desenvolvida por uma empresa sediada em Hampshire conhecida como SubSea Craft, foi estabelecida com um investimento superior a 15 milhões de dólares e também teve suas vendas esgotadas em todo o mundo, tanto para certas missões orientadas à defesa quanto para uma experiência de “turismo subaquático avançado”.

ANÚNCIO

Esta embarcação em particular tem uma enorme semelhança com a  embarcação de mergulho de James Bond conhecida como o Esprit de Lotus no filme de 1977 chamado “The Spy Who Loved Me” (O Espião que Me Amou). 

A embarcação era previamente controlada por uma tripulação de dois homens com a capacidade de carregar seis pessoas à bordo.

A embarcação funciona com baterias de íons de lítio enquanto está debaixo d’água.

ANÚNCIO

O projeto VICTA

A VICTA revelou ser um motor a diesel na superfície da água e pode atingir uma velocidade de cerca de 40 nós em uma faixa de 250 milhas náuticas. Sob a superfície da água, entretanto, a embarcação funciona com o uso de baterias de íons de lítio.

Quando a embarcação mergulha, a VICTA então usa uma tecnologia particular para evitar obstáculos com o uso de ondas sonares, a fim de evitar que ela tropece em qualquer coisa debaixo d’água. O sistema de sonar também é capaz de produzir uma impressão 3D do fundo do mar , a fim de ajudar os operadores tanto a guiar como a navegar a embarcação inteira.

Leia também: Empresa de tecnologia abre caminho para carros sem condutores

SubSea Craft, “esse sonho é agora uma realidade”

O submarino conversível é dito ser financiado por um investidor privado. A VICTA também foi projetada para o uso do mercado de defesa junto com forças especiais em mente. Isto inclui até mesmo a Marinha Real Britânica.

SubSea Craft declarou então como legenda em seu post no Facebook, ao longo da história, muitos comandantes só sonhavam em ter uma embarcação capaz de viajar na superfície antes de realmente mergulhar para se aproximar de um alvo que é invisível. Foi dito que “esse sonho é agora uma realidade”.

O submarino-conversível 

Todos os oito tripulantes a bordo estarão usando equipamento de mergulho devido ao fato de que o cockpit (Cabine de pilotagem) inundará quando a embarcação mergulhar. 

A VICTA na verdade combina diferentes características de uma embarcação de superfície de movimento rápido particular com características submersíveis especializadas adicionais que são capazes de entregar os mergulhadores de uma maneira “discreta”.

Leia mais: O “carro voador” do Japão levanta voo, com uma pessoa a bordo

A “transição rápida” entre os dois modos pode acontecer em apenas alguns minutos. Isto é possibilitado por um certo sistema de controle  junto com um sistema de aeronave semi-automático, regulado por computador, que funciona com uma interface eletrônica.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Daily Mail, Facebook

ANÚNCIO