O Facebook liberou uma inteligência artificial (IA) mais poderosa para os deficientes visuais, ajudando-os a discernir a foto através de um assistente inteligente sempre que eles tiverem dificuldades em reconhecer os objetos. O recurso está disponível tanto para aplicativos do Facebook quanto para o Instagram, que também possui uma função secreta que ainda está em desenvolvimento.
O Facebook está se intensificando para as pessoas com deficiências, especialmente aquelas com problemas de visão, pois libera uma inteligência artificial mais poderosa para ajudá-las na descrição de uma foto. O recurso pode ser ligado e desligado para qualquer pessoa através das configurações do aplicativo e melhorar o ditado com um assistente inteligente da empresa de mídia social.
Leia mais: Facebook usa IA para melhorar descrições de fotos para deficientes visuais
A navegação na alimentação pode agora ser desenvolvida usando uma IA de análise de imagem para examinar cada foto e descrevê-la ao usuário que tem problemas em reconhecer ou detectar os objetos em seus dispositivos inteligentes. Vários recursos em aplicações modernas já estão adicionando estes assistentes para ajudar as pessoas a lidar com a vida cotidiana e os processos.
Como Ativar o recurso no Facebook e Instagram
De acordo com o post do blog do Facebook, a inteligência artificial na forma de tecnologia que eles utilizaram para ajudar os cegos e os deficientes visuais a verem novamente, através de suas aplicações de mídia social e senso de audição. Entretanto, esta tecnologia não precisa necessariamente ser um novo par de olhos ou câmeras de tecnologia, mas uma inteligência artificial que analisa a imagem e a descreve através de ditados.
O recurso está chegando em breve ao Instagram com vocabulário melhorado, mas já está disponível no aplicativo do Facebook para que os usuários testem as funções. Os usuários só precisam pressionar uma foto por muito tempo para o Android, e os smartphones iOS têm um gesto personalizado para acionar o ditado na foto para sua descrição.
O Facebook disse que a IA de análise de imagem já está emparelhada com vários idiomas para que possa funcionar em qualquer lugar do mundo, tendo uma língua nativa pronta para ditar e descrever a imagem. O inglês pode ser uma língua universal, mas nem todos a entendem e usam, e esta é a razão pela qual o Facebook incluiu línguas estrangeiras.
Inteligência Artificial como recurso de acessibilidade
O antigo recurso do Facebook foi introduzido inicialmente em 2016, convidando mais usuários a usar as mídias sociais e sua aplicação, especialmente aqueles com deficiências e limitações. Não só os idosos sofrem de problemas de cegos e deficientes visuais, mas também pode ser algo que vários casos dos jovens já estão passando.
Leia também: Dados de 214 milhões de usuários do Instagram, Facebook e LinkedIn foram expostos por falha em configuração
Segundo o site Tech Crunch, a tecnologia anterior do Facebook envolve os usuários a preencher “alt text” para que a IA dite sempre que uma pessoa se deparar com o post. Entretanto, nem todos estavam preenchendo essa seção, pois não conhecem sua real função e uso.
Isto levou a empresa de mídia social a desenvolver inteligência artificial para ditar a descrição das imagens e determinar por si mesma. O Facebook e a IA de análise de imagens do Instagram tinham como objetivo ajudar a comunidade e convidá-la a entrar na plataforma.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, Tech Crunch, Facebook